No dia em que Inês Oliveira renovou contrato com o FC Porto, sendo a terceira já com assinatura oficializada para a próxima época, assinala-se o facto de três das futebolistas que se destacaram ao longo da época, ainda em curso, continuarem sua ligação ao clube do coração, delas e nosso.
– 08/5/2025 – Cláudia Lima renovou o contrato com o FC Porto. Capitã do futebol feminino continuará a vestir a camisola 27 azul e branca.
Antes ainda do final da primeira época da Secção no Clube e da equipa sénior do futebol feminino do FC Porto, quando faltava ainda um jogo para o final da segunda fase da época (do campeonato da Fase Norte e consequente confirmação do título do FC Porto Campeão da Série Norte, com apuramento para a disputa da fase final para atribuição do título nacional) Cláudia Lima renovou a ligação de atleta portista. Depois de no princípio ter sido a primeira contratação do plantel feminino, foi agora a primeira futebolista a renovar contrato pelo FC Porto, prolongando o vínculo que a une ao “clube do coração” e vai continuar a jogar de Dragão ao peito. Natural do Porto, a média ofensiva é a dona da braçadeira portista e carrega o estatuto de jogadora mais experiente do atual plantel.
– 12/5/2025 – Verónica Khudyakova renovou contrato com o FC Porto.
Depois de se ter sagrado a melhor goleadora da equipa e do Campeonato, nas duas fases da prova, somando 44 golos no total da primeira e segunda fases, acrescido do total de 59 golos em todos os 30 jogos oficiais da temporada, contando também os jogos da Taça AF Porto e da Taça de Portugal, a Luso-Ucraniada goleadora do FC Porto vai continuar a dar a alegria dos golos ao mundo azul e branco.
-15/5/2025 – Inês Oliveira renovou seu contrato com o FC Porto.
Facto também assinalável por essa mesmo sorridente futebolista se ter revelado a “Melhor assistente da 3.ª divisão”. A camisola 17 do FC Porto (e 1ª “cara” do futebol feminino do FCP que apareceu numa capa da revista “Dragões”, logo no início do futebol feminino no FC Porto) assumiu-se como uma das grandes figuras do plantel orientado por Daniel Chaves, como um nome incontornável na subida à Segunda Divisão. Somando no FC Porto esta época de 2024/25 números assinaláveis. Tanto que até ao final do Campeonato, Série Norte, em 21 jogos na Terceira Divisão, a esquerdina assinou 32 remates certeiros e 33 assistências. Com mais seis presenças na Taça AF Porto e duas na Taça de Portugal, atingiu em 29 jogos, entretanto já 36 tentos e 43 assistências, números que lhe conferem o estatuto de jogadora com mais participação em golos, além da sua veia artística como autora de golos de belo efeito.
***
Nota: Naturalmente outras renovações e certamente também aquisições se seguirão, estando já em preparação a constituição do plantel para a disputa da 2.ª Divisão na próxima época. Sendo entretanto assinalável a renovação destas três jogadoras pela atenção que o futebol feminino no FC Porto já desperta!
Depois do FC Porto ter começado por baixo no futebol feminino, pela divisão mais baixa, devido a anterirmente o Clube não ter enveredado pela prática do futebol de mulheres, como os outros clubes grandes e até outros menos grandes, numa opção antiga da anterior administração, finalmente em 2024/25 o FC Porto passou também a ter equipas federadas do futebol feminino. E está então agora a recuperar terreno, tendo já subido da 3.ª à 2.ª Divisão Nacional, em boa Direção ao futuro.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
Este artigo foi originalmente publicado neste site