Títulos importantes conquistados pelo Futebol Clube do Porto e Acontecimentos Históricos Portistas na Presidência de André Villas-Boas – até ao final desportivo de 2024 (de 29 de abril a 29 de dezembro) !
(Eleito a 27 /4/ 2024 – André Villas-Boas Presidente da Direção do Futebol Clube do Porto. Tomou posse como Presidente do Clube a 07/5/2024. E da SAD a 28/5/2024.)
*****
Ao chegar o final do ano civil de 2024, culminando mais um período de afirmação portista com o bom posicionamento da equipa principal de futebol no campeonato da Liga Portugal, contando mais pontos que na época anterior e dividindo o lugar cimeiro da prova, apraz registar a posição sintomática na era da presidência de André Villas-Boas no período da gestação de quase nove meses de gestão. Cujo rol se atualiza, de títulos e outras conquistas, mais factos de relevo, até ao final do tempo desportivo do ano civil de 2024.
ATUALIZAÇÃO – até 29 de dezembro de 2024:
*****
= Títulos e posições que são do FC Porto e de todos os Portistas, com o novo Presidente do FC Porto eleito maioritariamente pelos sócios do FC Porto.
Como Presidente eleito:
– 29/4/2024 – Desporto Adaptado/Boccia – Diogo Castro e Catarina Monteiro sagram-se Campeões Nacionais de Jovens
(Competindo Diogo Castro na classe BC3 e Catarina Monteiro na BC2, conquistaram os títulos de campeões nacionais na respetiva competição que decorreu em Miranda do Corvo).
– 01/5/2024 – Voleibol – Título do FC Porto Campeão Nacional de Voleibol Feminino – vitória no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão
(vencendo na final o Colégio EFANOR – “Projeto Voleibol Colégio Efanor” – de Matosinhos, à melhor de cinco jogos; em cuja fase final foi necessário ir até à “negra” do 5.º jogo).
– 02/5/2024 – Bilhar – Rui Manuel Costa venceu a Taça de Portugal individual de bilhar às três tabelas
(ao derrotar o colega José Miguel Soares por 3-2 na final, que decorreu no salão do Sporting).
Como Presidente empossado:
– 11/5/2024 – Natação/Águas Abertas – Angélica André Campeã Nacional de Águas Abertas em seniores femininos (seguida de Mafalda Rosa, do Rio Maior, em 2.º lugar e Mariana Mendes, do Sporting, em 3ª)
– 11/5/2024 – Natação/Águas Abertas – Miguel Medeiros Campeão Nacional de Águas Abertas em Juvenis masculinos (à frente de Rui Pereira, do Colégio Monte Maior, em 2.°; e em 3° Tiago Canelas, do Fluvial Portuense)
– 12/5/2024 – Futebol/Formação: FC Porto Campeão Nacional de Sub-15 / 2ª Divisão.
(Equipa do FC Porto de Sub-14 / B de sub 15 Campeões Nacionais no segundo escalão de sub-15 (Futebol Sub15 2ª Divisão Apuramento Campeão – F.C. Porto B 4-ACF Pauleta 1 – Com este resultado a equipa B dos Sub15 conquistou o titulo de Campeão da 2ª Divisão.)
– 12/5/2024 – Desporto Adaptado/Boccia – David Araújo Campeão Nacional de boccia, no escalão sénior e na classe BC2.
– 12/5/2024 – Bilhar – FC Porto Campeão Nacional de Pool feminino (com Inês Silva e Sarac Bojana, na final.)
– 12/5/2024 – Bilhar – Inês Silva Campeã Nacional individual de Pool, em femininos
(Tendo a equipa de Pool do FC Porto sido vencedora do Campeonato Nacional feminino – com o SC Braga, em 2.º lugar e o Pool Master em 3.º; e Inês Silva também venceu a competição na vertente individual – após bater Filipa Canhoto, do CB Canelas, por 6-3 na grande final, disputada em Soure.)
– 26/5/2024 – Basquetebol/Sub 18 – FC Porto Campeão Nacional de Sub-18
(Tendo na fase final, realizada em Custóias, o FC Porto derrotado o Sporting, o Benfica e o Galitos de Aveiro).
– 26/5/2024 – Futebol sénior – FC Porto vencedor da Taça de Portugal, na final com o Sporting (2-1)
(Final disputada no estádio do Jamor, derotando o Sporting por 2-1, após prolongamento).
– 30/5/2024 – Bilhar – FC Porto vencedor da Taça de Portugal de Bilhar às três Tabelas – por equipas, vencendo na final o Sporting por 2-0 (através de duas vitórias e dois empates) com Rui Manuel Costa, José Miguel Soares, Rúben Legazpi e Jorge Costa.
= 22.ª Taça de Portugal da história do clube e pelo sexto ano consecutivo, depois de bater o Sporting na final, por 2-0, no Salão de Bilhar dos lisboetas. O triunfo portista foi conseguido com os seguintes parciais: Rúben Legazpi-Rui Edgar (2-2), Rui Manuel Costa-Francisco Rodrigues (3-0), José Miguel Soares-Joaquim Alves (3-0) e Jorge Costa-José Correia (1-1). No caminho para a final, os Dragões eliminaram o Norton de Matos B (2-0), o FC Porto/Dragon Force (2-0), o Norton de Matos (2-0) e o CB Amadora (2-1).
– 02/6/2024 – Basquetebol/Sub-16 – FC Porto Campeão Nacional de Sub-16
(Tendo a equipa de Sub-16 do FC Porto vencido os três encontros da Final 4 do Campeonato Nacional do escalão, decorrido em Vila Franca de Xira. Após sucessivas vitórias na Final a 4, sobre o Sporting, o Benfica e por fim o Beira-Mar, selando o FC Porto a conquista do título nacional de Sub-16.)
– 5/6/2024 – Desporto Adaptado/Natação – FC Porto campeão no Campeonato Territorial de Verão, disputado na Póvoa de Varzim, com 24 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze (36 medalhas no total). Lara Nunes destacou-se ao ter batido três recordes nacionais na classe S17: 100m livres, 100m costas e 200m costas. E ainda se sagraram também 9 Campeões Regionais em diversas provas e classes desportivas: António Alves, Ana Castro, André Silva, David Paiva, Diana Torres, Hugo Gonçalves, João Monteiro, Lara Nunes e Ricardo Moreira.
– 08/6/2024 – Natação – Duarte Ferreira bateu o recorde nacional de juvenis dos 50 metros mariposa (com a marca 25,59 segundos, no Meeting Internacional do Porto, disputado na Piscina de Campanhã).
– 09/6/2024 – Futebol Sénior – Evanilson estreou-se na Seleção Brasileira. Aos 24 anos Evanilson estreou-se com a camisola amarela do “escrete brasileiro” como titular, tendo estado em campo até aos 60 minutos de jogo, na vitória frente ao México por 3-2 (em jogo que também contou com Pepê, suplente utilizado, e Wendell que ficou no banco de suplentes, ambos igualmente jogadores portistas mas que se haviam já estreado anteriormente). O avançado portista, ao ser chamado e pela primeira vez jogado pela “Canarinha”, é mais um futebolista do FC Porto a tornar-se internacional pelo seu respetivo país, passando a ser o mais recente internacional do FC Porto a alinhar em seleções estrangeiras, aumentando tal legião destacável.
– 09/6/2024 – Bilhar – Rui Manuel Costa sagra-se Campeão Nacional de bilhar às três tabelas / carambola.
(Depois de, em maio, ter conquistado a Taça de Portugal individual, Rui Costa sagrou-se em junho bicampeão nacional e completou a dobradinha em 2023/2024. Na Academia do Estádio do Dragão, o bilharista que já conta com 12 títulos nacionais no palmarés saiu vitorioso dos sete jogos efetuados. Na última jornada, da fase final disputada num formato de liga, em que todos os atletas se defrontaram, quebrou a invencibilidade do também portista José Miguel Soares, classificado em 2.º lugar, tendo em 3.º ficado Paulo Andrade, do CNM-Centro Norton de Matos Bilhar.)
– 10/6/2024 – Boxe – FC Porto venceu o Braga Open/Torneio de Boxe Olímpico Internacional: Dragões arrecadaram 12 medalhas, das quais nove de ouro, duas de prata e uma de bronze; e Mafalda Vieira foi a melhor atleta de formação.
= Na Universidade do Minho, a equipa de boxe portista venceu o Braga Open, um torneio de boxe olímpico que juntou clubes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, País de Gales e Irlanda. Tendo os atletas do FC Porto conquistado 12 medalhas e foram eleitos a melhor equipa de formação da competição. Mafalda Vieira foi ainda distinguida como melhor atleta feminina de formação entre os 260 atletas da prova que decorreu no fim-de-semana extenso até à segunda-feira do Dia de Portugal.
Eis a lista dos medalhados: Ouro – Lisandro Pinto (infantil 48 kg), Francisco Costa (cadete C 63 kg), Mafalda Vieira (júnior C 50 kg), Juliana Santos (júnior C 75 kg), Gonçalo Rodrigues (júnior C 80 kg), Martim Moutinho (sénior B 92 kg), Henrique Santos (sénior A 54 kg), José Bolela (sénior elite 67 kg) e Hugo Costa (sénior elite 71 kg); Prata – Anusca Costa (sénior elite 67kg) e Eva Branco (sénior elite 81 kg); Bronze – Gonçalo Oliveira (sénior B 86 kg).
– 10/6/2024 – Desporto Adaptado/Goalball: Fábio Oliveira, João Macedo e Fábio Barbosa – 3 Dragões Campeões Europeus de Goaball
(Fábio Oliveira, João Macedo e Fábio Barbosa, do FC Porto, contribuíram decisivamente para o triunfo de Portugal na final em que a Seleção Nacional de Goalball se sagrou Campeã da Europa, em Itália, numa final frente a Montenegro e decidida em prolongamento através de Golo de Ouro. Tendo a seleção portuguesa de goalball, com o triunfo no Campeonato da Europa B, alcançado um resultado inédito ao garantir a subida à Divisão A.
Fábio Oliveira, capitão portista, marcou o golo de ouro na final bastante renhida contra Montenegro, obtendo a distinção de Melhor Jogador do Europeu. A equipa nacional havia antes sofrido apenas uma derrota em toda a competição, logo na fase de grupos diante da Dinamarca. Nos quartos de final bateu a Bélgica por 7-4 e nas “meias” a Polónia por 4-3. Até que na final ganhou a Montenegro, após prolongamento, através de Golo de Ouro, por 7-6.)
– 16/6/2024 – Desporto Adaptado/Boccia – Campeonato Nacional de pares e equipas: Virgílio Ferreira e Tiago Tavares – 1.º lugar na 2.ª divisão da classe BC3.
– 16/6/2024 – Natação – O FC Porto venceu o VII Troféu Internacional de Natação Master do FC Porto, torneio que teve lugar nas Piscinas de Campanhã.
(A equipa do FC Porto somou 1.037 pontos, ficando à frente do Leixões, com 408 e do Estarreja/PROZINCO, com 400).
– 16/6/2024 – Basquetebol/Sub-18 – equipa B – FC Porto Campeão da 2.ª Divisão Sub 18 da ABP.
(CB Penafiel 58-75 FC Porto B – campeonato distrital sub-18, 2.ª divisão).
– 23/6/2024 – Andebol/Masters – FC Porto Vintage Campeão Europeu de Masters 2024.
(O FC Porto Vintage sagrou-se campeão europeu de andebol ao conquistar a variante de +35 anos do EHF Masters Handball Championships, competição que decorreu no Pavilhão Multiusos de Paredes. Depois de terminar o Grupo A na primeira posição, o FC Porto bateu o Courbevoie (França) nas meias-finais. Culminando com triunfo emotivo na final, frente ao ABC/Manabola, por 19-18. Além da vitória coletiva, houve duas distinções individuais relacionadas com o FC Porto: Sérgio Morgado foi eleito o Melhor Guarda-redes e Nuno Grilo o Melhor Jogador desta edição do EHF Masters Handball Championships.)
– 23/6/2024 – Desporto Adaptado/Boccia – Carla Oliveira sagra-se Campeã Nacional de Boccia, classe Bc4, no Campeonato Nacional Absoluto e Catarina Monteiro na 2.ª Divisão, classe Bc2.
(Ouro na classe Bc4 foi conseguido por Carla Oliveira no Campeonato Nacional Absoluto, disputado no Palácio dos Desportos de Torres Novas, tendo a atleta azul e branca vencido Manuel Cruz, do SC Espinho, por 6-2 na final. Catarina Monteiro foi também medalha de ouro na segunda divisão da classe Bc2, triunfando diante de Cristiana Marques, da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, por 5-1 e garantiu a subida de divisão para a próxima época.)
– 26/6/2024 – Hóquei em Patins/Seniores – FC Porto Campeão Nacional de 2023/2024
(Vencendo na final do play-off o Benfica, ao 4º jogo, por 3-1 em jogos, pelo mesmo resultado do triunfo no jogo da consagração, em casa do rival, no pavilhão da Luz. Tendo o FC Porto passado, com este 25.º titulo de Campeão, a ser o clube com maior número de Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão ganhos no hóquei patinado.)
– 29/6/2024 – Natação/Águas Abertas – Angélica André Medalha de Prata na Taça da Europa
(A nadadora portista Angélica André conquistou a Medalha de Prata nos 10 quilómetros da Taça da Europa de Barcelona, ao ter concluído na 2.ª posição a segunda etapa da Taça da Europa de Águas Abertas, que decorreu no sábado dia de São Pedro, em Barcelona-Espanha.)
– 30/6/2024 – Boxe – Pugilistas do FC Porto Hugo Costa e José Bolela vencedores na FIGHT NIGHT, com dois adversários espanhóis em Matosinhos
(Hugo Costa e José Bolela estiveram em grande destaque na Matosinhos Fight Night, o maior evento alguma vez realizado no Centro de Artes Marciais e Desportos de Combate daquele município. Frente a Arahsi Delgado e Juan Areal, perante mais de 400 fãs de boxe, os pugilistas do FC Porto deram tudo o que tinham e alcançaram duas vitórias aos pontos após cinco rounds em neo-profissional.)
– 02/7/2024 – Órgãos Sociais do FC Porto recebidos na Câmara Municipal do Porto, pelo presidente Rui Moreira. Tendo em visita oficial a nova Direção do FC Porto, presidida por André Villas-Boas, visitado os Paços do Concelho da cidade, para em reforço conjunto a Câmara Municipal do Porto e o principal clube da cidade, Futebol Clube do Porto, unirem vontades de “construir uma colaboração estratégica” em nome do “desporto e da saúde”, para fomentar o “papel agregador extremamente importante que o FC Porto sempre desempenhou”. Cuja apresentação de cumprimentos foi solicitada pelo presidente André Villas-Boas, em cerimónia decorrida na Sala D. Maria, perante o Presidente e Vereadores da edilidade Portuense, com o presidente do FC Porto acompanhado pelos vice-presidentes João Borges, Tiago Madureira, Francisco Araújo, José Luís Andrade e Rui Pedroto, pelo vice-presidente da comissão executiva da FC Porto SAD, José Pedro Pereira da Costa, e pelo presidente da assembleia geral do FC Porto, António Tavares.
– 06/7/2024 – Futebol/Veteranos – F C Porto Vintage vence Torneio Vista Alegre – tendo na final derrotado o Sporting por 4-0.
(A equipa FC Porto Vintage bateu o Sporting por 4-0 e venceu a edição de 2024 do Encontro de Veteranos, torneio organizado pelo SC Vista Alegre, que reuniu as velhas glórias dos Dragões, do Benfica e do Sporting, em Ílhavo.)
– 13/7/2024 – Bilhar às 3 tabelas – Dick Jaspers, Bilharista do FC Porto, venceu a final da etapa portuguesa da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas.
(O holandês Dick Jaspers, com o símbolo do FC Porto no braço da sua camisa de competição internacional, venceu na Taça do Mundo de bilhar às três tabelas a final da quarta etapa deste circuito da temporada de 2024, realizada em Portugal, no pavilhão Dragão Arena, Porto, ao bater o outro finalista, que foi um companheiro de equipa, o sul-coreano Myung Woo Cho. Tendo Jaspers triunfado por 50-35, em final inédita com ambos os finalistas representantes do FC Porto, uma das potências mundiais da modalidade.)
– 14/7/2024 – Boxe – FC Porto venceu a Taça de Portugal masculina, feminina e absolutos. Em quinze finais, com um saldo de dez medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. Em Aveiro.
= Sendo vencedores Lizandro Pinto (infantis), Francisco Costa (cadetes), Pedro Torres (cadetes), Gonçalo Rodrigues (cadetes), Jorge Moura (juniores), Anusca Costa (elite), José Bolela (elite), Shodibeck (elite), António Silva (elite) e José Rodrigues (elite), com uma medalha de ouro. Feitas as contas, os Dragões conquistaram dez títulos na prova rainha e consagraram-se como a melhor formação do país, muito à frente do Privilégio (quatro) e do SC Braga (idem). =
– 14/7/2024 – Natação – Campeonatos Nacionais – Nadadores do FC Porto alcançaram cinco medalhas de ouro e 3 títulos de campeões: Kevins Apseniece sagrou-se campeão de Portugal absoluto nos 200 metros mariposa, o juvenil Tomás Peixoto ficou campeão nos 1500 metros livres e Duarte Ferreira venceu o Tri: 10 mariposa, 100 mariposa e 100 metros livres.
(A equipa de natação do FC Porto alcançou então nos campeonatos disputados no Jamor um total de cinco medalhas de ouro, nove de prata e oito de bronze, numa soma de 22 medalhas conseguidas no Campeonato Nacional de Seniores, Juniores e Juvenis.)
– 16/7/2024 – FC Porto com André Villas-Boas consegue passar no primeiro controle financeiro da UEFA, após exames aos documentos enviados, por ação conjunta dos responsáveis portistas, André Villas-Boas, presidente da Direção e da SAD, José Pereira da Costa, administrador com o pelouro financeiro da SAD, e José Luís Andrade, responsável pelas áreas Jurídica e de Relações Internacionais na comissão executiva do FC Porto. Superando o estado deixado com as dívidas legadas pela anterior direção da administração do clube. Graças a um enorme empenho por parte Direção Financeira atual, a SAD do FC Porto conseguiu superar enormes adversidades deixadas com a má gestão anterior e passou no controlo do Comité Financeiro da UEFA, feito pelo organismo que tutela o futebol europeu.
– 20/7/2024 – Hóquei em Patins/Sub-17 – Representação Portista na Seleção Nacional de sub-17 Campeã da Europa – Duarte Leal e Afonso Figueiredo: Campeões Europeus. Fizeram parte da equipa da seleção portuguesa sub-17 vencedora do Europeu/2024 de hóquei em patins.
(Tendo esta dupla portista assim contribuído para o importante título europeu conquistado em Girona-Itália, onde decorreu a maior competição continental do escalão. Duarte Leal e Afonso Figueiredo festejaram a conquista do troféu com uma vitória na final diante da Espanha por 5-2. Nesta que foi a 15.ª vez que a equipa nacional venceu o Campeonato da Europa sub-17, reconquistando um título que escapava desde 2017 e que havia sorrido à seleção espanhola nas cinco edições anteriores.)
– 21/7/2024 – Bilhar-Carambola/Sub-25 – Luís Pinto Campeão Nacional de Sub-25.
(Bilharista campeão do FC Porto, que fez a formação na Dragon Force, venceu o colega de equipa Gonçalo Santos na final, por 30-25, no jogo de atribuição do título nacional. Sendo assim o novo campeão de Portugal da modalidade de carambola no escalão sub-25.)
– 21/7/2024 – Natação – Dois novos recordes nacionais, três nadadores em destaque e vitória coletiva do FC Porto no Troféu do Clube Fluvial Portuense. Duarte Ferreira, Miguel Medeiros e Kevins Apseniece representaram em braçadas destacáveis o FC Porto no último troféu da temporada. O ainda juvenil Duarte Ferreira bateu dois recordes de Portugal. Tendo o jovem nadador do FC Porto sido o mais rápido nas provas de 50 e 100 metros mariposa do Troféu do Clube Fluvial Portuense e estabeleceu duas melhores marcas nacionais na vertente de piscina curta. Enquanto a equipa do FC Porto acabou por vencer coletivamente a prova que encerrou a época competitiva a nível interno e teve mais dois representantes em destaque: Kevins Apseniece (absolutos) e Miguel Medeiros (juvenis) foram os melhores atletas masculinos nas respetivas categorias.
– 03/8/2024 – Futebol sénior/ Equipa principal – FC Porto vence a Supertaça Cândido de Oliveira, derrotando o Sporting por 4-3, em épica reviravolta – tendo estado a perder por 3-0 e dado a volta ao resultado, em histórica remontada, no jogo disputado no Estádio Municipal de Aveiro. Galeno, do FC Porto, foi considerado o MVP, tendo recebido no fim o troféu de melhor em campo, do jogo. Primeira vitória em prova oficial do novo treinador, Vítor Bruno, escolhido por André Villas-Boas.
– 03/8/2024 – Futebol Sénior (Masculino) – Recorde de 86 trofeus oficiais conquistados: Aumento de número de títulos de futebol sénior, como clube português com mais títulos conquistados em provas oficiais, entre conquistas nacionais e internacionais – Conquista da Supertaça elevou o número de taças oficiais do FC Porto para 86, acima de toda a concorrência.
= A reviravolta épica e inédita no Municipal de Aveiro, no jogo da Supertaça nacional, permitiu ao FC Porto conquistar o 86.º troféu oficial e reforçar o estatuto de clube mais titulado do futebol português. A contabilização de Supertaças passou para 24, um número superior ao de toda a concorrência somada, ou seja só o FC Porto tem mais que todos os outros juntos.
– 13/8/2024 – Nova Modalidade no Clube: Futebol Feminino – Arranque dos trabalhos, com o primeiro treino.
= Criada por André Villas-Boas a secção de Futebol Feminino no FC Porto nos primeiros tempos da sua Presidência, ainda na Primavera de 2024. Tendo, depois de ter tomado posse como Presidente da Direção do FCP, a 7 de maio, e apenas a 28 de maio também da SAD (por a anterior Direção ter teimado manter-se durante mais um mês após as eleições em que Pinto da Costa saiu derrotado por mais de 80% dos votos…), logo a Direção de Villas-Boas tentou cumprir a promessa da criação do futebol feminino no Clube, começando ainda nos últimos dias de Maio com o processo, havendo principiado por cumprir os requisitos necessários para a inscrição junto da Associação de Futebol do Porto e seguidamente na Federação Portuguesa de Futebol. De seguida, a 18 de julho foi noticiado que o F C Porto inscreveu a equipa sénior de futebol feminino na terceira divisão nacional na FPF, para início da atividade na última época desse escalão como prova “aberta” (porque a partir de 2025/26, com a introdução de um quarto escalão, haverá promoção e despromoção). Estando então a construção do plantel em fase avançada, baseada em internacionais jovens e uma mescla de atletas com experiência nos 3 escalões nacionais, com a média de idades a rondar os 19 anos, com objetivo de subir de divisão. Tendo no Clube também entretanto sido criadas equipas sub-17 e sub-19. Depois a nova modalidade do clube teve apresentação da primeira futebolista a 25 de julho, com Cláudia Lima a subir à passarela da apresentação pública dos equipamentos para a época de 2024/25, durante o desfile da nova coleção New Balance do FC Porto no Largo Amor de Perdição, em grande festa ocorrida em frente à Reitoria da Universidade do Porto, junto aos Clérigos, perante grande multidão assistente. Após isso, e de durante alguns dias terem sido apresentadas as futebolistas que iam compor o plantel, foram todas depois ovacionadas publicamente no dia 10 de agosto, ao ser recebida a primeira equipa do futebol portista em pleno estádio do Dragão, no intervalo do jogo inicial da época da equipa principal masculina (FC Porto, 3 – Gil Vicente, 0). Até que na terça-feira seguinte, a 13 de agosto, estiveram em campo as futebolistas seniores no primeiro treino, orientado pelo treinador principal Daniel Chaves, no arranque da recém-criada secção, com 28 jogadoras à disposição no Estádio de Pedroso (21 do plantel principal e 7 sub-19 chamadas à pré-época). Na presença do Presidente André Villas-Boas, bem como do Diretor Desportivo Andoni Zubizarreta e do Diretor da Secção José Manuel Ferreira, nesse “dia histórico para um clube tão grande como o FC Porto”. Cumprido o “objetivo” de abrir a secção e passado o FC Porto a ter equipa sénior principal, além dos escalões de formação no futebol feminino portista.
– 14/8/2024 – Futsal – criação da modalidade no Clube, a começar pelos escalões de formação – neste dia foi anunciado publicamente que o FC Porto inscreveu na Associação de Futebol do Porto uma equipa de Futsal/sub-11 e outra sub-13. Sendo assim o Futsal a segunda modalidade criada por André Villas-Boas, a cumprir bem suas promessas.
= Conforme notícia conhecida na imprensa, a meio de AGOSTO, informando que o «FC PORTO CRIA EQUIPAS DE FUTSAL JOVEM. Emblema azul e branco arranca na modalidade através dos escalões sub-11 e sub-13. Era uma promessa de campanha de André Villas-Boas que ganhou forma esta quarta-feira, dia 14 (dois meses e meio depois de ter podido tomar conta da área do futebol do FCP, desde a tomada de posse da SAD): o FC Porto entrou no Futsal através dos escalões de sub-11 e sub-13.» Sabendo-se então porque «a divulgação da listagem de equipas inscritas na AF Porto para 2024/25 deu a conhecer a novidade. Estas crianças podem praticar futebol e futsal ao mesmo tempo, aproveitando um mecanismo da Federação Portuguesa de Futebol, que tutela também o Futsal.»
– 25/8/2024 – Futebol/Sub-15 – Equipa de sub-15 do FC Porto venceu a Elite Cup de Munique-Alemanha, vencendo na final o Bayern, por 4-3 na decisão por penaltis, após empate no tempo de jogo.
= A equipa de sub-15 do FC Porto conquistou a Elite Cup, que se disputou no Bayern Campus, em Munique, após vencerem o anfitrião na final, por 3-2 na decisão por grandes penalidades, depois do 1-1 no tempo regulamentar (total de 4-3). Antes, para terem chegado à final, os jovens dragões na fase de grupos terminaram o grupo B da prova no primeiro posto, depois de um empate com o Lyon (1-1) e vitórias sobre Inter (2-0) e Manchester United (4-2). Nos quartos-de-final, triunfaram sobre o Liverpool (3-1), e chegaram à final após derrotarem o Manchester City, por 2-0, na meia-final. Tendo no Torneio de Munique participado Bayern de Munique, Liverpool, Real Sociedad, Galatasaray, Manchester United, Inter e Lyon, além do vencedor FC Porto.
– 26/8/2024 – FC Porto galardoado com o prémio “O Futebol És Tu” na gala da Liga Portugal, recebido pelo Presidente André Villas-Boas, no “Liga Portugal Awards” pelo trabalho de aproximação aos adeptos.
= A sessão solene, realizada na Alfândega do Porto, onde decorreu a gala Liga Portugal Awards, André Villas-Boas subiu ao palco para receber o prémio “O Futebol És Tu”, entregue ao FC Porto com a finalidade de destacar a contribuição do clube para o aumento do recorde de assistências no país, no caso com os jogos disputados no estádio do Dragão. Então, o novo Presidente do FC Porto afirmou estar grato por “um prémio que distingue a evolução do futebol português nos últimos anos”, alertando de seguida que “há muito caminho a percorrer” e explicar que o clube tem tentado aproximar-se “cada vez mais dos adeptos com uma série de iniciativas novas que os trazem para dentro do seio e do seu dia-a-dia”. A falar para uma plateia em que estava o ex-presidente Pinto da Costa, o dirigente máximo usou da palavra para deixar “um agradecimento especial” ao presidente honorário e o “parabenizar por tudo o que fez pelo FC Porto”, pedindo por fim “uma salva de palmas” para o antecessor na liderança dos Dragões.
– 31/8/2024 – Desporto Adaptado/Boccia – Seleção Nacional nos Jogos Paralímpicos/2024 – Carla Oliveira conquistou um Diploma nos Jogos Paralímpicos de Paris. Tendo chegado aos quartos-de-final do torneio individual de boccia da classe BC4, a jogadora do FC Porto terminou a sua participação nos Jogos Paralímpicos de Paris em 6.º lugar, garantindo um Diploma.
– 01/9/2024 – Futebol Feminino – Apresentação pública do plantel do futebol feminino do FC Porto no estádio do Dragão: cerimonial de apresentação aos sócios e adeptos, seguido do jogo particular FC Porto-União de Leiria. Com vitória da equipa do FC Porto por 9-0. Em jogo que bateu o recorde de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal, com 31.093 espectadores presentes (mesmo estando o jogo a ser transmitido diretamente pelo Porto Canal). A portista Matilde Vaz marcou o 1.º golo de sempre do futebol feminino do FC Porto no Estádio do Dragão, a dar o lamiré da goleada do dia.
= Depois de diversos jogos de preparação (perante resultados que mantiveram a pré-época com percurso invicto), teve então ao fim da manhã do primeiro domingo de setembro a apresentação da equipa sénior feminina ao público do Dragão. Momento histórico, com a presença do presidente portista André Villas-Boas, acompanhado de diversos diretores do clube e individualidades diversas, estando entre os convidados no camarote presidencial os presidentes da Câmara Municipal do Porto, da Associação de Futebol do Porto, da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol. Apresentando o anfiteatro do estádio do Dragão uma moldura humana assinalável, de mais de 31.000 pessoas a assistir e aplaudir, facto que passou a ser recorde de assitência a um jogo de futebol feminino em Portugal. Tudo num ambiente de grande entusiasmo, alegria e fervor clubista, e logo a seguir a na noite anterior ter acontecido a primeira derrota desta época da equipa principal do Clube, no futebol masculino, depois de prometedor início vitorioso nos primeiros jogos; contudo sem esse desaire ter interferido no entusiasmo pelo aparecimento da equipa sénior do futebol feminino, numa autêntica manifestação de Portismo e apoio ao frutuoso trabalho da nova Direção do FC Porto. Na certeza que uma derrota pode ser mãe de futuras vitórias, quando há trabalho feito honestamente com noção da realidade e especialmente bem planeado. Havendo também especialmente confiança em quem não se serve do Clube, mas sim dirige os destinos do FC Porto com competência, a bem do sentimento coletivo, sem interesses particulares, em prol da coletividade da grande paixão da imensa família Portista.
– 01/9/2024 – Hóquei em Patins/Seniores / Seleção A de Portugal – 3 hoquistas do FC Porto na vitória de Portugal na Golden Cat 2024, na Catalunha-Espanha. Em cuja final Portugal venceu a seleção da Catalunha por 5-3, com Gonçalo Alves, Rafa e Helder Nunes.
= Gonçalo Alves foi eleito pela organização do torneio internacional Golden Cat o MVP da prova, em que entraram a Seleção espanhola da Catalunha e as de Portugal, Itália e França. Tendo o hoquista francês do FC Porto Carlo Di Benedetto, a jogar pela seleção da França, sido o melhor marcador da competição.
– 07/9/2024 – Bilhar às três tabelas – A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto conquistou a Supertaça de 2024. Alcançando a 22.ª Supertaça, ao bater o Leça FC, por 2-0, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Através do conjunto formado por Torbjörn Blomdahl, Rui Manuel Costa, José Miguel Soares e Jorge Costa.
= Com vitórias portistas em duas mesas por 3-0 e 3-1, os jogos nas restantes duas mesas não chegaram ao fim, pois já não iriam mudar o vencedor da Supertaça.
– 07/9/2024 – Bilhar Pool Feminino – A equipa de Pool feminino do FC Porto venceu a Supertaça, que se realizou no Pavilhão Multiusos de Gondomar, tendo Inês Silva e Kamila Khodjaeva levado a melhor sobre a equipa do SC Braga por 2-0.
= Frente às bilharistas do SC Braga, precisamente a equipa que discutiu com o FC Porto a vitória no Campeonato Nacional feminino 2023/2024, Inês Silva e Kamila Khodjaeva triunfaram pelo resultado de 2-0 e acrescentaram mais um título ao palmarés azul e branco, pouco menos de quatro meses depois da equipa portista se ter sagrado campeã nacional.
(Em suma: no mesmo sábado e no mesmo pavilhão, o FC Porto conquistou duas Supertaças, uma em Bilhar às 3 tabelas e outra no Pool Feminino!)
– 08/9/2024 – Futebol/Sub-12 – F C Porto vencedor do Torneio Internacional Cidade de Narón-A Coruña (Galícia), vencendo na final o Corunha/Real Club Deportivo de La Coruña.
= Depois de vencer 9 jogos, o FC Porto derrotou na final o R C Deportivo por 7-2.
– 10/9/2024 – FC Porto lança “Portal da Transparência”. Plataforma pioneira no futebol português que agrega toda a informação relevante sobre negócios estruturantes do FC Porto, transferências de atletas e outros detalhes relativos à vida institucional do Clube. Tratando-se de uma plataforma digital em permanente atualização, para da melhor forma prestar contas aos associados, acionistas e demais investidores do FC Porto.
– 12/9/2024 – Apresentado o novo cartão de Sócio do FC Porto, como “mais do que uma identificação, uma identidade e um comprovativo da cidadania portista”. Com funções de tecnologias digitais e diversas valências.
= Na apresentação do novo cartão de sócio foi divulgado que o FC Porto havia passado a ter mais de 141.000 sócios (estavam contabilizados 141.630, número entretanto ultrapassado) e desde as eleições de abril, após a eleição do presidente André Villas-Boas, entraram mais 18.886 novos sócios, crescendo 10% o número de associados.
– 15/9/2024 – Voleibol – FC Porto conquista o Torneio das Vindimas, em Lamego, vencendo o Colégio Efanor por 3-0 na final.
= Na prova da pré-época em seniores de Voleibol Feminino e depois de terem derrotado o Leixões na meia-final, por 3-0, as campeãs nacionais venceram por igual resultado o Colégio Efanor, que anteriormente havia também sido finalista e ficou em 2.º lugar na disputa do Campeonato Nacional.
– 15/9/2024 – Futebol Feminino/Sub-19 – FC Porto em Sub-19 vence o Troféu Blendio Salmauto Ciudad de Salamanca, vencendo em Espanha duas equipas de seniores, com goleadas sobre Ribert Salamanca, na meia-final e Atlético Valladolid na final.
= As jogadoras da equipa Sub-19 do FC Porto brilharam em Espanha. Onde, nos Campos Municipais Ángel Pérez Huerta, conquistaram o Troféu Blendio Salmauto Ciudad de Salamanca, após terem aplicado goleadas a duas equipas seniores de clubes espanhóis: nas meias-finais o FC Porto bateu o Ribert Salamanca por 8-1; e na final levou de vencida o Atlético Lince Valladolid por uns expressivos 7-0.
– 16/9/2024 – André Villas-Boas fez visita à sede da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), onde como Presidente do FC Porto deixou mensagem no livro de honra da instituição.
Nesta primeira visita do presidente do FC Porto ao local desde que foi eleito para o cargo, a 27 de abril último, Villas-Boas aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem escrita no livro de honra da AF Porto. O anfitrião foi o presidente da instituição, José Manuel Neves, que posou com o líder portista para a fotografia oficial. Recorde-se que, cumprindo promessa eleitoral, o FC Porto de André Villas-Boas já havia inscrito equipas de futsal jovem na AF Porto, mais concretamente nos escalões sub-11 e sub-13, além das equipas de futebol feminino.
– 18/9/2024 – UEFA parabeniza FC Porto pela criação do Portal da Transparência – O organismo que dirige o futebol a nível europeu descreveu a iniciativa como sendo «impressionante»
= O FC Porto é agora um livro aberto no que toca aos negócios do clube, com a criação do Portal da Transparência. O novo separador do site do FC Porto, destinado a revelar os detalhes sobre os movimentos de mercado tem dado que falar e até recebeu elogios da própria UEFA. O organismo que dirige o futebol a nível europeu comentou a publicação onde os dragões anunciaram a criação do Portal da Transparência: «Parabéns, FC Porto, por uma iniciativa impressionante!» (@UEFA Congratulations @ FCPorto on an impressive initiative ! 17:46 . 18/9/24 )
– 19/9/2024 – Presidente André Villas-Boas reuniu com o Presidente da NEW BALANCE em Boston, nos Estados Unidos. Tratando diretamente com a empresa desde 2014 fornecedora dos equipamentos oficiais do FC Porto, em vez de contactos com representantes intermediários, como acontecia antes.
= Encontro com Chris Davis, Brand President da marca norte-americana da qual o FC Porto é Global Partner. No âmbito do posicionamento e crescimento comercial do FC Porto e da sua internacionalização, o Presidente André Villas-Boas reuniu-se, em Boston, com o Presidente da New Balance. Com o objetivo de criar novas sinergias e parcerias estratégicas que tragam ainda mais valor para o Clube e para a marca, tendo em conta que o FC Porto tem o estatuto de Global Partner, sendo uma das principais bandeiras da New Balance no futebol. Incluindo abordagem ao FIFA Club World Cup, que vai decorrer nos Estados Unidos em 2025, com vista a um melhor aproveitamento da visibilidade que um torneio desta magnitude trará para ambas as partes. A New Balance fornece, desde 2014, equipamentos às várias equipas do FC Porto, com destaque, naturalmente, para a equipa principal, mas sem esquecer a equipa B, camadas jovens também do futebol e das modalidades como o andebol e hóquei em patins.
-22/9/2024 – Futebol Sub-14 – Vitória na Madrid Football Cup S14. Vencendo na final o RC Alcobendas por 6-0 (depois de ter superado os 5 jogos anteriores, durante o torneio, entre cujos adversários eliminou o Real Madrid, o Barcelona e o Atlético de Madrid)
= Após na Fase de Grupos o FC Porto ter vencido por 6 x 1 o FC Ilves, por 3 x 2 o IFK Lidingo e por 3 x 1 o Real Madrid, terminando em 1º Lugar do Grupo; de seguida no 1/4 Final venceu por 1 x 0 o FC Barcelona, na 1/2 Final venceu por 4×3 nos penaltis o Atlético Madrid, culminando na Final com o trunfo de 6 x 0 sobre o RC Alcobendas, de Madrid.
– 22/9/2024 – Desporto Adaptado/Ténis de Mesa – Lucas Vasconcelos e João Oliveira venceram a Taça de Portugal, conquistando a prova rainha de ténis de mesa adaptado.
= Os portistas Lucas Vasconcelos e João Oliveira foram os grandes vencedores da Taça de Portugal de ténis de mesa adaptado. Na grande final da competição organizada pela Associação Nacional Desporto Desenvolvimento Intelectual, a dupla do FC Porto impôs-se ao CAID por 3-2 e trouxe mais um troféu para as vitrines do Museu do FC Porto.
– 22/9/2024 – Futebol Feminino/Equipa Sénior – Estreia vitoriosa no 1.º jogo oficial da equipa principal feminina do FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, vencendo em Viseu, no Campo 1.º de Maio, por 3-0: 1.ª Eliminatória da Taça de Portugal de 2024/25, Académico de Viseu, 0 – FC Porto, 3.
» Jogo que contou com a presença do Presidente André Villas-Boas a assistir e apoiar na bancada do campo de piso sintético de Viseu.
= Golos de Adriana Semedo (autora do 1.º golo oficial do futebol feminino portista, com assistência de Joana Neves) e de Verónica Khudyakova, o 2º e 3º (sendo assim Verónica também a 1.ª jogadora do FC Porto a bisar em jogos oficiais).
– 22/9/2024 – Voleibol Feminino – FC Porto vence a Taça Ibérica, derrotando na final o Benfica, por 3-1, depois de na meia final ter ultrapassado a equipa espanhola do Avarca de Menorca!
» Em “Final Four” disputada no Centro Insular de Deportes na localidade de Las Palmas, ilha da Gran Canária, Espanha.
= FC Porto bateu o Benfica (3-1) na final da Taça Ibérica, disputada em Las Palmas, no país vizinho, onde as campeãs nacionais venceram pelos parciais de 22-25, 25-18, 25-21 e 25-19. Então, a equipa de voleibol feminino do FC Porto superou toda a concorrência nacional e espanhola e conquistou a Taça Ibérica, competição que reuniu as quatro melhores formações da Península Ibérica. Menos de 24 horas depois de darem a volta ao resultado diante das vice-campeãs de Espanha, as portistas venceram o Benfica – que havia afastado as detentoras do título espanhol – num duelo de titãs que se decidiu em quatro sets extremamente disputados, com o resultado final terminado em 3-1.
Victória Alves fechou o jogo com o 26.º ponto da conta pessoal, o melhor registo em campo, e recebeu o prémio de MVP das mãos da capitã Joana Resende. Antes de ser entregue à capitã da equipa a Taça Ibérica, depois efusiva e festivamente levantada em conjunto.
– 28/9/2024 – Comemorado condignamente o 131.º aniversário do FC Porto, o primeiro da era do Presidente André Villas-Boas. E pela primeira vez também com programa alargado, desde a mudança do estádio das Antas para o estádio do Dragão. Visto, além da tradicional cerimónia do hastear da bandeira em frente ao estádio do Dragão, junto da porta 1 (desta feita com o líder máximo do clube e quatro associados que fazem anos no mesmo dia do FC Porto – um Roseta de Diamante, um de Ouro, um de Prata e um sócio há menos de 25 anos – a hastearem cinco bandeiras azuis e brancas), foi também procedido em público à colocação de coroas de flores diante dos monumentos de Pavão e Rui Filipe, ainda no passeio público em frente à porta principal do estádio, onde os bustos pela primeira vez passaram também o aniversário do Clube, agora expostos na Praça do Estádio. Numa homenagem que se estendeu aos sócios, jogadores, treinadores e dirigentes já falecidos. Logo após o hino do clube, alguns elementos das claques presentes na escadaria entoaram cânticos de apoio ao FC Porto que mereceram aplausos da plateia ali presente. Bem como de seguida e com os sócios presentes no local a assistirem a tudo, houve dentro do estádio o cerimonial de corte de bolo, colocado no centro do relvado do estádio, enquanto se cantavam os parabéns ao FC Porto. Seguindo-se no pavilhão Dragão Arena uma homenagem a Alfredo Quintana, tendo o presidente do FC Porto depositado uma coroa de flores junto à pintura simbólica ali existente de recordação ao saudoso andebolista luso-cubano falecido em 2021. E por fim houve uma romagem ao cemitério de Agramonte para colocação de coroas de flores no Mausoléu do FC Porto e nas sepulturas do fundador Nicolau de Almeida e do refundador José Monteiro da Costa. Tendo diante do Mausoléu do FC Porto (onde repousam 9 Glórias do FC Porto, entre os quais o antigo jogador e treinador José Maria Pedroto), aí o Presidente André Villas-Boas esteve acompanhado pela esposa e por um filho do eterno mestre Pedroto, respetivamente D. Cecília e Dr. Rui Pedroto.
– 28/9/2024 – Basquetebol/seniores – FC Porto conquista a Supertaça, ao vencer o Benfica (97-93), após prolongamento, e conquistou o troféu em Sines. Uma boa “Prenda de anos” no dia do aniversário do FC Porto.
= Cinco anos depois, o FC Porto voltou a conquistar a Supertaça no basquetebol. Desta feita no Pavilhão Multiusos de Sines, onde os Dragões superaram o Benfica num clássico emocionante, vencendo por 97-93 após prolongamento e ergueram o troféu pela 8.ª vez na história. Xeyrius Williams do FC Porto foi o MVP do jogo da vitória sobre o Benfica.
– 29/9/2024 – Futebol Feminino/Equipa Sénior – Primeiro Jogo e Primeira vitória em jogos de Campeonato, à 1.ª Jornada de 2024/2025, ao bater a AD Marco 09 por 6-1 no miniestádio do Olival.
= Entrada vitoriosa no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão. Tendo o FC Porto começado pelo escalão mais baixo, à época (visto na seguinte ir haver uma 4.ª Divisão, em 2025/2026)
Para a história: Assim FC Porto entrou em grande no campeonato ao bater a equipa da Associação Desportiva Marco 09 (por 6-1) no miniestádio do Olival. A equipa de futebol feminino do FC Porto entrou com tudo no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, na 1.ª jornada da Série E. Tendo as azuis e brancas recebido a AD Marco 09 no miniestádio do Olival e venceram por 6-1. Os golos portistas foram apontados por Verónica Khudyakova (6 m de penalti, 24 m e 48 m), Adriana Semedo (10 m e 28 m) e Joana Ferreira (90 m). Tendo então Verónica marcado o 1.º golo da equipa e assim aberto as contas para o campeonato.
Daniel Chaves elegeu o seguinte onze: Bárbara Marques (depois Sofia Bernardo, aos 22 minutos), Ema Gonçalves (cap.) (Carolina Aroso, 60 m), Mariana Queirós, Joana Ferreira, Bruna Rosa (Rita Vaz Martins, 60 m), Matilde Vaz, Inês Valente (Lara Gabriel, 60 m), Catarina Pereira, Adriana Semedo, Joana Neves (Ana Beatriz Silva, 79 m) e Verónica Khudyakova.
No banco, além das que entraram em jogo, o treinador portista contou com mais as possíveis alternativas: Karoline Lima, Marta Rodrigues, Renata Correia e Carolina Brito.
– 29/9/2024 – Boxe – Vitória António Rodrigues e mais 2 portistas medalhados no Torneio Internacional de Barcelona-Espanha. António Rodrigues (Elite 92 kg) venceu o Torneio Internacional de Barcelona. Hugo Costa (Elite 75 Kg) conquistou a medalha de prata e José Bolela (Elite 67 Kg) a de bronze, nas suas categorias, respetivamente.
– 30/9/2024 – FC Porto volta a ultrapassar novo controlo financeiro da UEFA: Comité de Controlo Financeiro da UEFA monitorizou saúde financeira do FCP. Situação fica controlada, tendo a SAD do Clube até 15 de outubro para resolver pendências. Havendo a Direção do FC Porto apresentado comprovativos relativos ao último trimestre, cumprindo os atrasos no pagamento dos salários, dívidas vencidas à Segurança Social e a clubes, da herança recebida da anterior administração.
– 01/10/2024- Voleibol – Pela primeira vez o Voleibol Feminino do FC Porto participou na Liga dos Campeões Europeus – CEV Champions League, sendo a única equipa portuguesa a disputar a Liga dos Campeões nos últimos 20 anos (antes tinha a então representação portista participado apenas e ainda como AJM/FC Porto na Taça CEV/CEV Cup, a segunda competição mais importante do nível de clubes da Europa). Em 2024, já em plena época desportiva de 2024/25, a equipa feminina de voleibol do FC Porto entrou na competição europeia mais importante do Voleibol Feminino, estreando-se na Liga dos Campeões (CEV Champions League Volley) frente ao Gran Canária, campeão espanhol e adversário na terceira ronda de qualificação. Então as atletas do vólei feminino do FC Porto impuseram-se por 3-0 (25-19, 25-23 e 25-18) no jogo da 1.ª mão da eliminatória e colocaram-se em vantagem na 3.ª ronda de qualificação. Eliana Durão foi eleita a MVP do encontro e recebeu o prémio correspondente das mãos de Alberto Babo, vogal da Direção.
– O5/10/2024 – Futsal / Sub-13 e Sub-11 – – Em pleno sábado e feriado nacional do 5 de outubro, abriu-se o pavilhão Dragão Arena para acolher mais um evento marcante na história azul e branca: os primeiros jogos de Futsal do FC Porto. Realizando-se de manhã primeiro o 1.º jogo às 9 h 00, da equipa do FC Porto/Sub-13 frente à AD Modicus Sandim, referente à ronda inaugural do Campeonato Distrital de Sub-13, e depois o jogo do FC Porto/Sub-11 com a congénere equipa do Fonte Moura, da jornada de abertura do Campeonato Distrital de Sub-11. Com entrada livre no pavilhão (para maiores de 3 anos). Em mais um momento histórico e de extrema importância para o clube, que o Porto Canal transmitiu em direto, também.
Histórico início oficial em jogos de competição da modalidade no Clube! Futsal do FC Porto realizou os primeiros jogos, realizados no Dragão Arena. Dia e acontecimento que fica para sempre na história do FC Porto como da estreia do clube no futsal. Sub-13 e sub-11 arrecadaram as primeiras vitórias frente a Modicus (8-1) e Fonte da Moura (17-1), respetivamente.
Os mais velhos entre os miúdos foram os primeiros a entrar em campo, no recinto de jogo do Arena, e Gil Santos, capitão dos sub-13, apenas precisou de 1 minuto e 34 segundos para marcar o golo inaugural dos Dragões na modalidade. A partir desse momento, Mateus Esteves, João Gil Castro, Rodrigo Sá e Manuel Ruivo (2) também marcaram antes de o dono da braçadeira completar um hat-trick e fechar o triunfo por 8-1 na primeira jornada da série 1 do Campeonato Distrital da AF Porto. Seguiu-se uma exibição categórica dos benjamins, que marcaram 17 golos contra apenas um do adversário. Gabriel Ferreira abriu o placar e assinou um hat-trick, Francisco Campos marcou cinco golos, Afonso Soares, Miguel Alves e Valentim Silva bisaram e Ricardo Silva, Gustavo Fernandes e Pavel Subbotin também colocaram o nome na lista de goleadores.
No camarote presidencial, André Villas-Boas foi ladeado pela restante direção e por representantes das entidades de tutela desta modalidade. Entre os responsáveis, estiveram José Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto; Hélder Postiga, antigo avançado portista e representante da Federação Portuguesa de Futebol; e Catarina Araújo, vereadora do com o pelouro do desporto da Câmara Municipal do Porto.
André Pereira, treinador dos sub-13, e Nuno Guimarães, dos Sub-11, os treinadores que comandaram os talentos azuis e brancos. Nas bancadas do pavilhão do FC Porto estiveram 728 portistas que acorreram ao Dragão Arena para apoiar os jovens e assistir in loco ao princípio deste novo capítulo do ecletismo do FC Porto, ampliado com André Villas-Boas na presidência do FC Porto. O Porto canal transmitiu diretamente ambos os jogos, possibilitando assim a muita gente ver tudo mesmo a longa distância, até onde o FC Porto faz parte da vida de muita e boa gente.
Para a história, como alinharam as duas primeiras equipas do FC Porto de Futsal:
Sub-13 – Tiago Santos e Francisco Silva (guarda-redes); Gonçalo Mendes, Gil Santos (cap.), João Gil Castro, Manuel Ruivo, Miguel Barrote, Rodrigo Sá, Jorge Mendes, Elijah Dinca, Henrique Silva e Mateus Esteves.
Sub-11 – Tiago Cunha e Vicente Granadeiro (guarda-redes); Ricardo Silva (cap.), Gabriel Ferreira, Pavel Subbotin, Gustavo Fernandes, Eduardo Santos, Rodrigo Ferreira, Miguel Alves, Valentim Silva, Francisco Campos e Afonso Soares.
– 05/10/2024 – Desporto Adaptado/Goalball – FC Porto vence a Supertaça de Goalball. Vitória na final frente ao Sporting, por 12-11.
= F C Porto alcança o Tri nesta competição, dando sequência aos feitos de 2022 e 2023, iniciando a nova temporada em outubro de 2024 com a equipa de Goalball do FC Porto a conquistar a Supertaça. Cuja final four se disputou no sábado feriado do 5 de outubro, no Pavilhão Gimnodesportivo do Complexo Desportivo e de Lazer do Centro de Estágios de Melgaço. Na meia-final os campeões nacionais superiorizaram-se ao Clube Atlético e Cultural por 12-10. No duelo decisivo, impuseram-se frente ao Sporting por 12-11.
– 06/10/2024 – Boxe – António Rodrigues e Hugo Costa venceram no Maia PowerExpo Sports Festival, conquistando dois cinturões no Golden Glove. Os dois, que eram já cinturões das respetivas categorias, superiorizaram-se nos seus combates. Tendo António Rodrigues vencido Josemar Embalo, dos Briosos; e Hugo Costa dominado o seu combate do início ao fim, vencendo aos pontos o atleta Carlos Malheiro, do Vitória SC.
= Estiveram assim os dois pugilistas do FC Porto em altíssimo nível no grande evento Multi-Power-Sports do ano em Portugal, um grande palco desportivo dos atletas de elite consagrados: o festival Maia PowerExpo Sports Festival, que decorreu entre os dias 4 e 6 de outubro no Complexo Municipal de Ténis da Maia.
– 08/10/2024 – O Presidente do FC Porto André Villas-Boas esteve presente e foi um dos oradores na Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto, que incluiu representações de importantes de clubes e dirigentes. Com o FC Porto bem representado pelo jovem novo Presidente, que marcou presença e discursou.
= André Villas-Boas esteve presente na 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros do Desporto, evento que decorreu na Alfândega do Porto e em que participaram governantes de 50 países, 40 representantes nacionais e 50 jovens dirigentes de cada estado-membro da União Europeia. Tendo sido um dos palestrantes, durante o seu discurso o presidente de “um clube eclético, com várias modalidades, que diariamente movimenta milhares de pessoas e atletas” declarou que “o desporto tem que ser pensado, discutido porque não pode perder a sua capacidade de ser uma das raízes-força de evolução do individuo e das sociedades”, pelo que “urge a ação e não o silêncio” e o FC Porto “tal como hoje, estará e quer estar no centro dessas discussões críticas que marcarão o futuro. Seremos um ator ativo e não nos demitiremos nunca da nossa responsabilidade. Queremos fazer mais. Ir às raízes, educar.”
– 09/10/2024 – Voleibol – Apuramento da Equipa do Vólei feminino para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Pela 1.ª vez na história, com tal qualificação histórica, a equipa de voleibol feminino do FC Porto vai disputar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Em Las Palmas, frente ao Gan Canária, as portistas venceram por 3-2 na 2.ª mão da 3.ª ronda de qualificação e vão estar entre as melhores do mundo em 2024/25.
= Depois do triunfo por 3-0 no Dragão Arena, na 1.ª mão, as tetracampeãs nacionais sabiam que o triunfo em dois sets garantia desde logo a qualificação para a melhor competição de clubes do planeta, mas acabaram até por vencer o jogo, mediante a evolução dos sets em 25-22 (a favor da equipa visitada), 23-25 (para a equipa visitante, FCP), 25-21, 18-25 e 14-16! Na fase de grupos da Liga dos Campeões, as azuis e brancas vão defrontar o Vero Volley Milano (Itália), o VakıfBank Spor Kulübü (Turquia) e o Calcit Kamnik (Eslovénia).
– 09 /10/2024- Desporto Adaptado/ mais uma modalidade: Futsal para surdos. Através de parceria com a Escola Eugénio de Andrade o Desporto Adaptado do FC Porto pode orgulhar-se de passar a ter mais uma modalidade: o futsal para surdos. Criando as bases para uma equipa de futsal para surdos do FC Porto, que a médio/longo prazo entrará em competição. O treinador será João Antunes, jogador da seleção nacional de surdos e um ex-aluno da Escola Eugénio de Andrade, cujo diretor é Emídio Isaías. Para trabalharem então com Joana Teixeira, responsável pelo Desporto Adaptado do FC Porto.
– 10/10/2024 – Desporto Adaptado/mais uma outra modalidade: Boccia sénior. FC Porto lança o Boccia Sénior, modalidade destinada a todos os sócios com mais de 65 anos.
= Passa assim a haver mais uma modalidade no universo FC Porto: o Boccia Sénior, destinado a todos os sócios do FC Porto com mais de 65 anos, que passam a ter possibilidade de representar o clube. O nascimento da modalidade foi apadrinhado por dois atletas paralímpicos azuis e brancos, Carla Oliveira e David Araújo, que se juntaram a Teresa Figueiras, vogal da Direção do clube e madrinha do projeto, e a Joana Teixeira, a responsável pelo Desporto Adaptado.
– 10/10/2024 – André Villas-Boas, como Presidente do FC Porto, presente na 31.ª Assembleia Geral da Associação de Clubes Europeus (ECA), na Grécia.
O Presidente Villas-Boas marcou presença em Atenas, na Grécia, na 31.ª Assembleia Geral da Associação de Clubes Europeus (ECA), onde também estavam o líder da UEFA, Aleksander Ceferin, o presidente da ECA, Nasser Al-Khelaifi, o Presidente da European Leagues e da Liga Portugal, Pedro Proença, mais os Presidentes dos 3 grandes clubes de Portugal, entre mais de 400 delegados de clubes-membros, além de mais de 100 convidados especiais, incluindo ex-jogadores, representantes de confederações e outros membros da indústria, tornando-se numa das maiores e mais significativas convenções do mundo do Futebol.
Esteve assim o FC Porto de novo presente, quebrando vários anos de ausência na reunião da ECA. Com o Presidente Villas-Boas, acompanhado pelo responsável da área jurídica do FC Porto, José Luís Andrade.
– Ainda antes de rumar a Itália para seguinte compromisso, Villas-Boas visitou a sede da Betano, a firma de apostas desportivas detentora do patrocínio principal das camisolas do futebol e outras modalidades do FC Porto, numa parceria firmada com a anterior administração.
– 11/10/2024 – FC Porto ganha processo ao antigo oficial de ligação aos adeptos. Fernando Saul tentou impedir a criação da Porto StadCo, mas o Tribunal de Comércio de Gaia deu razão aos dragões.
= Fernando Saul, antigo oficial de ligação aos adeptos (OLA) do F C Porto, colocou uma ação no Tribunal de Comércio de Gaia para impedir a criação da Porto StadCo, sociedade que servirá de veículo para a parceria entre os dragões e a Ithaka/Legends, no sentido de pressionar a SAD atual a pagar-lhe o remanescente do acordo de saída com a Direção e SAD de Pinto da Costa, a administração anterior a André Villas-Boas. Assim o Tribunal deu razão ao FC Porto, em mais um processo em que a nova administração se teve de defender e atuar na defesa dos interesses superiores do FC Porto.
– 11/10/2024 – Sociedade Porto Stadco foi registada oficialmente pelo FC Porto. Operação de cisão da Porto Comercial concluída. Nova empresa terá papel essencial no negócio com a Ithaka.
O FC Porto criou a sociedade Porto Stadco, “nascida” da operação da cisão da Porto Comercial. Tendo a constituição da nova empresa, essencial na parceria firmada com a Ithaka, ficado concluída e registada oficialmente com a decisão favorável à SAD azul e branca no processo que Fernando Saul moveu contra o FC Porto. Então os dragões puderam finalizar os trâmites relacionados com o registo da nova sociedade, após o Tribunal do Comércio de Gaia contrariar o antigo oficial de ligação aos adeptos, que pretendia travar a criação da mesma. A Porto Stadco terá papel central no cumprimento dos objetivos previstos no acordo com a Ithaka – revisto já com a nova SAD em plenos poderes – num encaixe total para o FC Porto que pode chegar, no melhor cenário, a 100 milhões de euros.
– 11/10/2024 – André Villas-Boas esteve presente no Festival Desportivo de Trento (Festival Dello Sport Trento 2024).
– 12/10/2024 – Futebol Feminino/variante futebol de 9-equipa sub-17 – Primeiro jogo oficial, primeira vitória – sub-17, fut-9: FC Porto – Rio Tinto, 2-1.
– 12/10/2024 – Futebol/Equipa Vintage (Veteranos) – FC Porto Vintage impõe-se em Melgaço e vence Torneio “Regresso ao Futuro”.
= A equipa azul e branca de futebol Vintage (FC Porto Vintage), de “Glórias” do Clube, conquistou o torneio “Regresso ao Futuro” que contou também com a participação das glórias de Melgacense, Benfica, Deportivo da Corunha (Depor), Sporting e Celta de Vigo. Tendo os antigos craques portistas vencido nos quartos-de-final o Depor por 4-1, seguindo na meia-final uma vitória no clássico diante do Sporting por 2-0 e outra na final frente ao Celta de Vigo nas grandes penalidades por 3-2. João Pinto utilizou os seguintes atletas: Helton (guarda-redes); Joca, Ricardo Silva, Nuno André Coelho, Marek Čech, Pedro Mendes, Artur Alexandre, Djalma, Hélder Barbosa, Hélder Borges, Bruno Moraes, Tiago Cintra, Paulo Pereira, Edgar Ribeiro, José Miranda, Marinho e Telmo Ferreira.
– 13/10/2024 – Natação/Águas Abertas – Treinadores portistas José Manuel Borges e João Viola distinguidos pela Associação Portuguesa de Técnicos de Natação no 47.º Congresso da Associação.
= A Associação Portuguesa de Técnicos de Natação distinguiu o trabalho dos treinadores portistas de Águas Abertas, no seu 47.º Congresso. Tendo então o treinador principal José Manuel Borges sido premiado e o adjunto João Viola também sido alvo de um reconhecimento, por parte da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação no 47.º Congresso da entidade, que decorreu em Viseu no fim de semana terminado dia 13 de outubro. O treinador de 62 anos, que orienta Angélica André, recebeu a distinção de Treinador do Ano de Águas Abertas pelo desempenho da atleta olímpica nos Jogos Mediterrâneos (4.º lugar), no Mundial (3.º), na Taça da Europa (2.º), no campeonato nacional de longa distância (1.º) e nos Jogos Olímpicos, em que conseguiu a melhor marca da história para Portugal (12.º). O adjunto de 35 anos recebeu um louvor por ter desempenhado a função de chefe da equipa de águas abertas na Missão Olímpica.
– 15/10/2024 – Futebol Feminino/ Fut. de 7/Sub-13 – Estreia da equipa de Futebol de 7 Sub/13 Fem. – Maia Lidador, 2- FC Porto, 2.
– 15/10/2024 – Futebol/Formação/Seleção Nacional Sub-18 – Filipe Sousa e André Miranda vitoriosos pela Seleção Nacional de Sub-18 que conquistou o Torneio das Quatro Nações, realizado em Portugal, na região do Vale do Sousa.
= Tendo participado ao serviço da Seleção Sub-18 de Portugal no dia 10 no Portugal-Turquia (4-0), com Filipe Sousa a titular e na lista de marcadores, mais André Miranda como suplente utilizado; dia 12, no Portugal-Roménia (3-1), em que André Miranda foi titular e Filipe Sousa suplente utilizado; e por fim no Portugal-Espanha (2-2), com os dois utilizados também, garantindo a vitória portuguesa no Torneio por diferença de golos totais.
– 16/10/2024 – Futebol Feminino/Sub-19 – Estreia oficial da equipa feminina de Sub-19, no respetivo campeonato feminino – Futebol Sub-19 Feminino 1.ª Divisão A.F. Porto – Leça Balio, 0-F.C. Porto, 13.
– 19/10/2024 – Futebol Feminino/variante futebol de 9-equipa sub-15 – Primeiro jogo oficial, primeira vitória – sub-15, fut-9: FC Porto – Pedroso, 8-0.
– 20/10/2024 – Futebol feminino/Fut. de 5/Sub-11 – Estreia da Equipa de Futebol de 5/Sub-11 Feminino – F.C. Porto, 18-FC Parada, 0.
– 20/10/2024 – Boxe – A equipa de Boxe do FC Porto sagrou-se Campeã Regional de Elites, na soma de 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 2 de bronze na prova disputada entre 16 equipas do Norte do país, em Matosinhos.
= Pugilistas Dragões foram os melhores entre todos os das 16 equipas do Norte de Portugal, obtendo o título regional. Com a equipa de Boxe do FC Porto a sagrar-se Campeã Regional de Elites no fim-de-semana de 19 e 20 de outubro, arrecadando três medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze na prova que juntou as 16 equipas do Norte do país, em Matosinhos. Os portistas, que haviam recentemente conquistado a Taça de Portugal, conseguiram desta forma apurar 12 atletas para o campeonato nacional, a decorrer de 1 a 3 de novembro em Viana do Castelo.
– 25/10/2024 – Inauguração da exposição temporária “Américo”, na sala multiusos exterior à entrada no Museu do FC Porto, no estádio do Dragão. Com a presença de familiares e amigos do célebre guarda-redes portista e da seleção nacional. Cuja abertura ao público ficou depois patente a partir do seguinte dia 26, para decorrer até 28 de fevereiro de 2025, data em que nasceu, faz então 92 anos, o eterno guarda-redes Américo Lopes, falecido em 2023. Sendo essa uma justa homenagem ao grande guardião da baliza do FC Porto nos anos 50 e 60 – reconhecido com os galardões “Baliza de Prata”, “Trofeu Pinga” e “Dragão de Ouro”, entre outros prémios, além de ter recebido distinções do Estado Português.
= A nova exposição temporária do Museu Futebol Clube do Porto é uma oportunidade única e inédita de revisitar Américo (1933-2023), o seu percurso e a sua marca profunda no clube, através do contacto com peças de coleção e outras raridades colecionadas pelo próprio jogador. Dos sonhos de juventude à grandeza dos deuses, o guarda-redes protagonizou uma história de genuíno amor ao FC Porto e à profissão de futebolista, construindo uma imagem inspiradora que prevalece no imaginário azul e branco. Bravura, superação, ambição, respeito e companheirismo, tudo qualidades de um lendário das balizas que jogou e viveu em sintonia com a família, o FC Porto e as causas do FC Porto. Aura que o Presidente André Villas-Boas reconheceu com a iniciativa e com sua presença na respetiva abertura.
– 01/11/2024 – FC PORTO SAD APRESENTA CONTAS CONSOLIDADAS /Exercício financeiro 2023/24 terminado a 30 de junho.
= Pela primeira vez desde que tomaram posse a 28 de maio, os Órgãos Sociais da SAD do FC Porto marcaram presença na Tribuna VIP do Estádio do Dragão para apresentarem as contas do exercício financeiro findo a 30 de junho, definirem o ponto de partida para um ciclo de quatro anos e divulgarem os resultados alcançados, as iniciativas em marcha e as perspetivas futuras. Sendo o resultado (líquido negativo) fruto de 11 meses da anterior administração e apenas 1 mês de recuperação da atual. Para fazer face à situação encontrada, o presidente André Villas-Boas fez empréstimo pessoal de 500 mil euros sem juros à FC Porto SAD. Empréstimo foi feito logo que tomou posse e deverá ser pago em janeiro de 2025. André Villas-Boas decidiu abdicar do seu salário como presidente do FC Porto.
O resultado líquido negativo em 21 milhões de euros reflete um resultado operacional próximo de zero e um resultado com transações de passes de jogadores insuficiente para compensar os crescentes (e muito significativos) encargos financeiros. Ao aumento de receitas correspondeu um aumento de custos operacionais de dimensão similar e, por isso, o resultado operacional ficou próximo de zero, tal como no exercício anterior. A Sociedade decidiu provisionar alguns custos de imparidades e contingências futuras.
03/11/2024 – Boxe – FC Porto sagra-se Campeão Nacional em Elites. O Boxe Portista é Campeão Nacional em Elite, com 4 medalhas de ouro, 4 pratas e 1 bronze. Juntando a conquista do Campeonato Nacional à Taça de Portugal conquistada em julho.
A equipa de boxe do FC Porto sagrou-se campeã nacional em Elite disputado em Viana do Castelo no fim semana de 1 a 3 de novembro. Os Dragões apresentaram-se com sete atletas do escalão – e dois da formação – no torneio mais importante da época desportiva, tendo arrecadado quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze; e assim juntaram o título nacional à Taça de Portugal conquistada em julho, mais o título regional obtido ainda em outubro.
José Bolela venceu com recurso aos pontos David Alves, do AF (Elites Masculinos 67kg), Hugo Costa derrotou Carlos Malheiro, do Vitória SC (Elites Masculinos 71kg), António Rodrigues ultrapassou Paulo Jordão, do VNA (Elites Masculinos 86kg) e Filipe Silva terminou a carreira como campeão nacional (Elites Masculinos 92kg). Em Cadetes, Afonso Batista e Pedro Torres arrecadaram medalhas de prata nos 54 e nos 75kg, respetivamente.
O treinador André Silva destacou “a união do grupo de trabalho e a entrega de atletas que dão a vida” pelo clube, ao passo que Hugo Fangueiro, chefe da secção, garantiu que este troféu é mais uma resposta à aposta da Direção na modalidade: “A nova direção do Futebol Clube do Porto teve a coragem de apostar na modalidade de Boxe e nós estamos a responder com títulos. Vencemos a Taça de Portugal de forma inédita, com 10 medalhas de ouro, e agora fomos Campeões Nacionais com 4 ouros. O Coração de Viana agora é azul”.
– 05/11/2024 – Anúncio de Comunicação à Liga, à Federação, mais à Presidência da República, ao Governo e à Procuradoria Geral da República sobre as procupações derivadas aos casos que sucedem no futebol português. Tendo André Villas-Boas, em comunicação no editorial da revista Dragões, relativamente a se verificar que “o futebol em Portugal tem sido marcado por escândalos que frequentemente culminam em nada ou, no limite, em decisões judiciais sem consequências disciplinares efetivas, gerando uma sensação de desigualdade no tratamento dado aos clubes”, e considerando-se “inconcebível aceitar que determinadas figuras próximas das cúpulas dos Clubes operem sem o conhecimento das lideranças”, anuncia ter comunicado essas “preocupações e intenções à Liga, à Federação e, devido à gravidade que transcende o futebol e a sua indústria como um todo, à Presidência da República, ao Governo e à Procuradoria Geral da República”.
– 10/11/2024 – Desporto Adaptado/Boccia – Dinis Monteiro triunfou no Torneio de Novos Talentos de Boccia, no escalão sub-13, alcançando a medalha de ouro. Tendo o jovem Dinis Monteiro (BC1) conquistado o primeiro lugar no torneio individual para as classes BC1-2-3 e 4. Enquanto Samuel Borges, na categoria BC2, obteve a medalha de prata, classificando-se em 2º lugar na sua categoria. Bem como Leonor Lopes (BC2), medalha de prata na vertente individual e em sub-21. No Torneio de Novos Talentos, realizado no Pavilhão da Torre da Marinha, no Seixal, que marcou o início da temporada desportiva da modalidade.
= A competição realizada durante o correspondente fim-de-semana reuniu jovens atletas das categorias sub-13 e sub-21 e promoveu, além das partidas formais, uma prova de “skills” para demonstrar habilidades técnicas. O FC Porto fez-se representar por uma equipa de oito atletas com idades entre os 9 e os 17 anos que competiram em ambas as vertentes.
– 11/11/2024 – FC PORTO distinguido com o Trofeu das QUINAS DE OURO, na Gala da Federação Portuguesa de Futebol que consagrou atletas e instituições. Tendo o guarda-redes portista Diogo Costa recebido o galardão Quinas de Ouro de excelência por ter estado entre os finalistas do Troféu Yashin (a Bola de Ouro dos guarda-redes). Na gala do organismo que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o Clube portista recebeu o troféu que “consagrou centenas de milhares de clubes de todo o país, representados pelos cinco que se orgulham de conter em si as maiores massas associativas: FC Porto, SL Benfica, SC Braga, Sporting CP e Vitória SC”.
– 12/11/2024 – Bilhar às 3 tabelas – Dick Jaspers, Bilharista do FC Porto, venceu a etapa sul-coreana da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas. O Bilharista do FC Porto ao vencer a etapa sul-coreana do circuito mundial, reforça a liderança do ranking mundial.
= Dick Jaspers venceu a Taça do Mundo de Seul após derrotar o turco Tayfun Tasdemir (50-36) na grande final da etapa sul-coreana. À boleia deste triunfo, o atleta do FC Porto reforçou a liderança do circuito mundial e igualou o vietnamita Quyet Chien Tran no 1.º lugar do ranking dos melhores atletas de 2024. Os restantes portistas na competição, Ruben Legazpi, Torbjorn Blomdahl, Rui Manuel Costa e José Miguel Soares também participaram nesta etapa, mas não conseguiram garantir o apuramento para a fase final a eliminar da mesma competição. O espanhol e o sueco ficaram-se pela última fase de grupos, enquanto os portugueses acabaram afastados nos grupos em que iniciaram a competição.
– 12/11-20245 – FC PORTO VENCE PRÉMIO DE ACESSIBILIDADE DA ESSMA – Projeto Inzone valeu a distinção no congresso da entidade em Madrid.
= O projeto Inzone, um espaço no Estádio do Dragão destinada a adeptos com dificuldades no processamento sensorial, valeu ao FC Porto o prémio de acessibilidade atribuído pela European Stadium & Safety Management Association (ESSMA), no âmbito dos Stadium Industry Awards. As distinções foram atribuídas durante a ESSMA Summit 2025, que decorreu na terça-feira dia 12 no Estádio Metropolitano de Madrid. Distinção importante de reconhecimento a nível internacional, para o que contribuiu também o apoio das parceirias da Betano e a Escola Superior de Saúde, para o projeto visível na sala sensorial onde se promove uma melhor experiência de dia de jogo aos portistas com Perturbação do Espectro do Autismo, Disfunção do Processamento Sensorial, Défice Intelectual e Doença de Saúde Mental. Na Inzone, os adeptos podem assistir aos jogos num ambiente controlado, com o mínimo de experiências de sobrecarga sensorial, de forma a facilitar a participação ocupacional e, sempre que possível, a integração na bancada. O projeto desenvolvido em parceria com a Betano, main sponsor do FC Porto, reflete o compromisso do clube com a inclusão no desporto, que foi reforçado no início desta época. A venda de bilhetes para a Inzone foi alargada no arranque da temporada, de forma a permitir que os adeptos possam partilhar as emoções vividas em dia de jogo com a família e os amigos.
– 12/11/2024 – Parecer Favorável na primeira reunião do Conselho Superior do FCP da presidência de André Villas-Boas, dando parecer positivo ao relatório e contas consolidado e individual do clube, para apresentar aos sócios na seguinte Assembleia Geral. Tendo tal primeira reunião deste órgão consultivo contado com a presença de 34 conselheiros eleitos pelas listas A, B e D, bem como dos membros por inerência dos anteriores órgãos sociais, incluindo o anterior lider da Assembleia, Lourenço Pinto, tendo faltado o ex-presidente Pinto da Costa (que comunicou ao presidente da Mesa da Assembleia Geral os seus motivos). Sendo assim de destacar a grande adesão verificada nesta reunião inicial do novo ciclo.
= A primeira reunião do Conselho Superior do FC Porto eleito para o quadriénio 2024-2028 teve lugar no Estádio do Dragão, terça-feira dia 12, com três pontos na Ordem de Trabalhos: discutir e aprovar o Regimento Interno; emitir um parecer quanto aos Relatórios de Gestão e de Contas individuais e consolidadas relativas ao exercício fiscal 2023/24; outros assuntos de interesse para o Clube.
No âmbito do primeiro ponto, decidiu-se pelo aumento do número de reuniões anuais, que passarão a duas em vez de uma, num sinal de fortalecimento da participação dos membros e reforço da importância do órgão consultivo. No segundo, foi aprovado por unanimidade um parecer positivo do Conselho Superior às duas versões do Relatório e Contas 2023/24 (individual e consolidada). A terminar, discutiram-se diversos temas relacionados com o clube.
Foi então aprovado o novo regimento do órgão, que por vontade da nova e atual gerência terá agora de se reunir, no mínimo, duas vezes por ano. Enquanto a Assembleia Geral, depois marcada para o sábado 23 de novembro seguinte, decorrerá num “horário alargado e ininterrupto destinado à votação das propostas” e que “o novo modelo de organização da Assembleia Geral visa assegurar a transparência e criar as condições propícias para o diálogo entre todos os portistas”. Para ter lugar no espaço amplo do pavilhão do clube, cuja “escolha do Dragão Arena, devidamente preparado para o efeito, se enquadra nesse espírito.”
– 13/11/2024 – Reconhecimento ao MUSEU e ao ESTÁDIO DO DRAGÃO como PIONEIROS NA CERTIFICAÇÃO EARTHCHECK. FC Porto integra o programa líder global na avaliação de destinos sustentáveis
= O Museu FC Porto e o Estádio do Dragão integram o programa de certificação da EarthCheck, grupo líder mundial em benchmarking científico, certificação e aconselhamento para viagens e turismo sustentáveis. Sendo a primeira organização desportiva em Portugal e na Europa a obter a certificação do Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria – EMAS, o FC Porto continua a dar um exemplo inspirador de dedicação à sustentabilidade. Este é mais um passo importante para o clube na promoção do Porto e da região Norte de Portugal como destinos empenhados na sustentabilidade, bem como na adoção de práticas amigas do ambiente em todo o universo operacional portista. A EarthCheck é mundialmente reconhecida pela avaliação e certificação de destinos e empresas de turismo sustentável. Ao aderir ao programa EarthCheck Certified, o FC Porto pretende reforçar o currículo no domínio da sustentabilidade, acrescentando um novo nível de reconhecimento ao Museu FC Porto e ao Estádio do Dragão como espaços sustentáveis.
– 14/11/2024 – O FUTEBOL CLUBE DO PORTO – FUTEBOL, SAD concretizou, através da sua subsidiária integralmente detida Dragon Notes S.A., uma emissão de obrigações no montante de 115 milhões de euros, com um prazo de vencimento de 25 anos e com uma taxa de cupão fixa anual de 5,62%, através de colocação privada junto de investidores institucionais no mercado dos EUA. Em condiçõies muito vantajosas. Assim o F. C. Porto concretiza empréstimo de 115 milhões, o maior da história do futebol português. Então André Villas-Boas e a restante administração da SAD portista concluíram uma operação financeira de grande envergadura. Conforme neste dia foi pela SAD do F. C. Porto comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Deste modo o FC Porto refinancia dívida recebida da anterior administração, numa operação que permitirá viver de forma mais desafogada e honrar compromissos juntos dos clubes, fornecedores e investimento. Enquanto a SAD do FC Porto deu um passo importante para salvar o clube do precipício financeiro. Cumpre-se assim mais uma das promessas feitas por André Villas-Boas durante a campanha eleitoral, uma operação que será fundamental para a sustentabilidade financeira do clube a curto, médio e longo prazo e que permitirá reduzir o passivo e os encargos financeiros atuais de forma considerável.
(Como enquadramento e comparação, relembre-se que a promessa eleitoral de Pinto da Costa se fundamentava no fundo de João Koehler, que exigia €25 M de juros pagos à cabeça por financiamento. Enquanto a sua Quadrantis tencionava emprestar €75 Milhões aos dragões e ficava ainda com receitas desportivas do passe de dois jogadores…)
– 16/11/2024 – FC Porto representado na conferência da ONU sobre o clima, o COP29, em Baku, no Azerbaijão. Tendo a responsável pela área de Sustentabilidade do clube, Teresa Santos, sido então a representante do FC Porto, garantindo que o Clube “reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, reconhecendo-a como uma responsabilidade central e uma oportunidade única para liderar pelo exemplo”. Revelando ainda que o FC Porto estabeleceu a meta “de reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030”, acrescido do facto dos azuis e brancos se terem juntado à “Aliança de Clubes de Futebol pelo Clima”.
– 17/11/2024 – Natação – A equipa de natação do FC Porto foi a mais medalhada nos Campeonatos Territoriais de juvenis, juniores e seniores, da ANNP (Associação de Natação do Norte de Portugal), que decorreram nas piscinas municipais de Felgueiras no fim-de-semana de 15 a 17 de novembro. Os Dragões, representados por 43 atletas, alcançaram 137 medalhas: 47 de ouro, 46 de prata e 44 de bronze. Individualmente Francisco Amaral foi o primeiro classificado e Miguel Medeiros – vencedor nos juniores – o segundo na vertente masculina; enquanto Daniela Magalhães Lopes e Maria Freitas Castro obtiveram o segundo e terceiro lugar na classificação geral por pontos, respetivamente, em femininos.
= O FC Porto liderou o medalheiro com 137 medalhas, seguido do Clube Fluvial Portuense, que arrecadou 92 medalhas, e pelo Foca/Quinta da Lixa (Felgueiras) com 66 medalhas.
– 18/11/2024 – FC Porto lança empréstimo obrigacionista popular, em oferta a decorrer entre 18 e 29 de novembro. Havendo então a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD lançado uma oferta pública de subscrição de obrigações – denominada “FC Porto SAD 2024-2027” e destinada ao público em geral, contando com pequenos investidores, mais propriamente sócios e adeptos portistas que possam e queiram associar-se a ajudar o clube na fase de reconstrução e sustentabilidade do momento.
– 18/11/ 2024 – – FC Porto associado à marca municipal “Porto .” (Porto Ponto). Tendo a Câmara Municipal do Porto assinado um protocolo com cinco empresas da cidade do Porto, no âmbito dos 10 anos da marca Porto Ponto e o FC Porto é uma das instituições envolvidas. Conforme assinatura nos Paços do Concelho, juntando cinco marcas distintivas da urbe portuense para se associarem à Câmara Municipal, em celebração da passagem dos 10 anos da marca, de modo a utilizarem a marca Porto Ponto nos seus produtos. Contando o FC Porto ser uma marca de identidade e de valores, além de grande embaixador da cidade pelo mundo. No ato de assinatura o FC Porto esteve representado pelo vice-presidente Tiago Madureira, em virtude do presidente estar então em viagem oficial a Angola.
= Na ideia subjacente do projeto “Porto. e as marcas da cidade” foi então lançado repto a cinco empresas portuenses para criarem produtos alusivos dentro dum processo de caraterização da cidade, com base nos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, audição e tato. Selecionadas as respostas, cinco marcas portuenses – Castelbel, Arcádia, FC Porto, Casa da Música e Mesh – foram desafiadas a criar produtos que celebrem o imaginário coletivo dos portuenses. No caso do FC Porto será algo sobre a Visão. Sendo objetivo que o FC Porto crie um produto visual, tendo como bússola a resposta mais dada à pergunta “Se o Porto. fosse uma imagem, qual seria?”
– 18/11/2024 – Expulsos de sócios do clube Fernando e Sandra Madureira, Catão e Vítor Aleixo, por decisão unânime do Conselho Fiscal e Disciplinar do Futebol Clube do Porto, que decidiu expulsar esses antigos elementos da claque Super Dragões devido aos acontecimentos da Assembleia Geral de 13 de novembro de 2023 e sua condição de arguidos da Operação Pretoriano. Como a sanção pode ainda ser passível de recurso nos seguintes 30 dias, caso os condenados recorram da pena, a expulsão será analisada e votada pelos restantes sócios numa Assembleia Geral futura.
– 18/11/2024 – Futebol Sénior – Samu estreou-se pela Seleção A de Espanha. Tendo o avançado espanhol, que foi sensacional contratação de André Villas-Boas e seu diretor Zubizarreta, assim se salientado na seleção principal espanhola, como antes só acontecera com o famoso guarda-redes Casillas (que continuou a jogar na seleção espanhola quando veio para o Porto). Depois de no FC Porto Samu ter tido bom começo como goleador. Havendo na estreia na seleção roja o avançado do FC Porto cumprido no 1º jogo 45 minutos frente à Suíça. Fica então para a história que o portista Samu, aos 20 anos, seis meses e 13 dias, se estreou por Espanha, à sexta e última jornada da fase de grupos da Liga das Nações, em Tenerife. O camisola 9 dos portistas e dos espanhóis, que já como jogador do FC Porto havia alinhado pelos sub-21 de Espanha, em cuja aparição assinou um póquer em 41 minutos diante da seleção de Malta, contabiliza(va), aquando da sua primeira internacionalização pela Seleção A de Espanha, também 12 golos em 14 jogos por clube e seleção na presente temporada e esteve entre os finalistas do Golden Boy.
– 18/11/2024 – Futebol Sénior/Seleção de Portugal – Tiago Djaló, defesa central do FC Porto, estreou-se pela Seleção Nacional A. Tendo então o Central do FC Porto, desde início da época 2024/25, passado a ser o mais recente internacional Portista, juntando seu nome à galeria dos Internacionais A do FC Porto. Ao ter entrado em jogo com a camisola das quinas aos 63 minutos em Split, frente à Croácia, cumprindo então os primeiros minutos ao serviço da principal seleção portuguesa e com isso passou o FC Porto a ter mais um Internacional A nas fileiras azuis e brancas. Tendo jogado pela primeira vez com a camisola da Equipa de Portugal aos 24 anos, sete meses e nove dias no desafio que carimbou o apuramento dos lusos – vencedores do grupo 1, da fase de grupos da Liga das Nações, com 14 pontos – para os quartos-de-final da prova.
– 19/11/2024 – Visita institucional Portista de André Villas-Boas a Angola, de 19 a 21 de novembro: O Presidente do FC Porto André Villas-Boas chegou a Angola, para visitar a Casa FC Porto de Luanda, visando “reforçar os laços de amizade entre os dois países e criar novas sinergias” entre a instituição que lidera e “um país que já deu grandes jogadores”, como Carlos Duarte, Miguel Arcanjo, Diógenes e Américo Boavida, Rico, Lemos, Malagueta, Séninho, Chico Gordo, Hélder e Rui Ernesto, Freitas, Penteado, Jorge Plácido, Pedro Emanuel, Chainho, Quinzinho, Djalma Campos, Padrão, David Carmo, Domingos Andrade, etc.. À chegada à capital angolana, o supremo dirigente portista mostrou-se ansioso por “estar perto do coração dos portistas, principalmente dos que vivem mais longe e seguem o clube à distância” após “sete meses interessantes e seguramente desafiantes” na presidência do FC Porto, um clube que quer “continuar a crescer e a vencer”. “É a isso que nos dedicamos e lutamos como equipa para que isso aconteça”, declarou à saída do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
A visita do Presidente André Villas-Boas retomou então antigas visitas a Angola de outros presidentes do Clube, como tinha acontecido com Cesário Bonito, Paulo Pombo, Pinto de Magalhães e Pinto da Costa, além de outros embaixadores do clube como chefes de delegação e responsáveis do futebol e outras modalidades em digressões e jogos efetuados por equipas do FC Porto em Angola. Desta feita em visita de 3 dias a Luanda, tendo Villas-Boas sido recebido por uma comitiva liderada pelo presidente da Casa do FC Porto da capital angolana, Agostinho Rocha, numa receção festiva de grande impacto, com muita animação, tom que se manteve na visita à Missão Católica das Irmãs Franciscanas de São José, em Calomboloca, onde ouviu um grupo de crianças cantar o hino dos dragões. Villas-Boas não escondeu a emoção, deixando umas palavras sentidas no final. Seguindo-se, ao longo dos 3 dias, um vasto programa, incluindo confraternização com os adeptos da Casa do FC Porto em Luanda, jantar com o embaixador Francisco Duarte Alegre e receção do ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão. Acompanhado pelos vice-presidentes Rui Pedroto e Francisco Araújo, foi muito preenchida a visita, em périplo quase como se se tratasse de uma viagem de um chefe de Estado. Em cuja primeira visita oficial do dirigente máximo dos azuis e brancos fora do país desde que foi eleito no sufrágio do passado dia 27 abril recolhendo 21.489 votos representativos de 80 por cento do universo de participante no ato eleitoral. Havendo, depois da visita à missão católica de Calomboloca, instituição apoiada pela casa portista local, havido um almoço na Casa do FC Porto de Luanda. Mais tarde uma receção e jantar com o embaixador Francisco Duarte Alegre, no edifício sede da Embaixada de Portugal em Angola. E ainda uma visita à Academia de Futebol de Angola (AFA), antecedendo receção à comitiva portista pelo ministro da Juventude e Desportos de Angola, Rui Falcão, rematando com o jantar de gala organizado pela Casa do FC Porto de Luanda no hotel Epic Sana, que uniu muito da família portista de Angola. Sentindo Villas-Boas o carinho e apoio dos dragões que vivem apaixonadamente o clube à distância. Longe da vista, mas tão perto do coração, em Angola, no caso.
Momento também importante foi a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Casa do FC do Porto de Luanda, ciom a presença do Presidente André Villas-Boas na renovada casa portista.
– 20/11/2024 – FC Porto lançou equipamento especial “STOP THE PURPLE” de apoio à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), contra a violência doméstica. Através duma camisola em tons roxo e azul, produzida em colaboração com a New Balance, para ser utilizada pela equipa feminina de futebol, em exclusivo, no jogo da jornada seguinte frente ao Leixões (sob o mote Stop the purple – Roxo é para vestir e não para marcar), em que o FC Porto venceu a equipa matosinhense por 5-1.
= Com esse mote da campanha da APAV, à qual o FC Porto se associou com o lançamento dessa camisola especial, houve objetivo de sensibilizar para o problema da violência doméstica, tendo a camisola pormenores em roxo, para que a cor normalmente associada a marcas de agressão se transforme em símbolo de solidariedade e apoio. Camisola que incluía ainda a Constelação do Dragão numa edição limitada e exclusiva comercialmente nas lojas FC Porto Stores e Online, sendo que o clube doa à APAV 20 euros por cada exemplar vendido. Entre diversas iniciativas paralelas e extensivas.
– 22/11/2024 – FC Porto formalizou uma parceria com a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, de ligação às grandes causas.
= O FC Porto e a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho formalizaram uma parceria que visa ajudar a instituição na promoção de iniciativas e na angariação de voluntários. O primeiro exemplo desta sinergia foi protagonizado por Fernando Sá, Paulo Cunha, João Guerreiro e Hugo Ferreira, elementos do basquetebol do clube que visitaram a Unidade de Cuidados Paliativos do hospital e realizaram diversas atividades com os utentes. Representante do clube no momento da assinatura foi o vice-presidente Dr. Rui Pedroto que salientou a “responsabilidade social perante a comunidade” que o FC Porto tem enquanto “grande símbolo da cidade, do Norte e do país”. E, extensivamente, no mesmo dia em que o bibota Fernando Gomes, figura marcante do clube que em várias ocasiões colaborou com a Liga dos Amigos, faria 68 anos, o seu filho Martim expressou a “alegria” sentida por ver que as “duas entidades se vão ligar para ajudar os doentes deste hospital e para motivarem as pessoas a serem voluntárias”: “Espero que esta ligação seja perpétua entre os três, pois o FC Porto e o Fernando Gomes já estavam ligados. Esta é uma simbiose que vai fazer sentido”.
– 22/11/2024 – SAD do FC Porto aprovou as contas de 2023/24. No seguimento da gestão da administração anterior, a SAD portista encerra o exercício com saldo negativo. Tendo a SAD do FC Porto aprovado o “Relatório e Contas individuais e consolidadas do exercício 2023/24”, que registou um resultado líquido negativo de 21 milhões de euros.
A AG da sociedade azul e branca aprovou também as propostas de aplicação dos resultados de 2023/24 e da política de remuneração dos órgãos de administração e fiscalização, apresentada pela comissão de vencimentos, bem como da proposta de atribuição de um voto de confiança à administração e fiscalização.
– 23 /11/2024 – Assembleia Geral do FC Porto aprova Relatório e Contas e ainda a Fundação do FC Porto. Em Assembleia Geral dos Sócios do FC Porto, a primeira na era da presidência de André Villas-Boas e a primeira nos novos moldes, que também foi a mais concorrida de sempre em assembleias gerais ordinárias. Tendo decorrido, no pavilhão Dragão Arena, em parte da manhã e de tarde do sábado 23 de abril (quando antes, em gerências anteriores, era normalmente à noite, em noites de dias da semana, que tiveram lugar as assembleias de antigamente), contando desta vez com 1.178 sócios presentes, dos quais 1.042 exerceram o direito de voto.
A Assembleia Geral ordinária do FC Porto arrancou às 11 horas e começou por reprovar por larga maioria um pedido de impugnação dos trabalhos submetido por um associado, dos apoiantes da anterior administração de Pinto da Costa, com 709 votos desfavoráveis, 76 a favor e 92 abstenções. Verificando-se que dos anteriores 19 % vencidos nas eleições de abril, a percentagem já está a baixar.
Iniciada a sessão após isso, e com os trabalhos a decorrer ordeira e livremente, foram então aprovados todos os pontos da Ordem de Trabalhos, com destaque para o Relatório e Contas 2023/24, aprovado com 839 votos a favor. Houve ainda 104 votos contra e 96 abstenções, sendo que os votos em branco foram apenas oito. Quanto à criação da Fundação FC Porto, a mesma foi aprovada com 825 votos a favor, 134 votos contra, 61 abstenções. Foram também contados 17 votos em branco. Sendo tudo aprovado por grandíssima maioria.
– 25/11/2024 – Futebol Feminino Sénior – Primeira convocatória duma futebolista do FC Porto para uma seleção nacional, no 1.º ano da equipa do futebol feminino no FC Porto: Matilde Vaz chamada à seleção sub-18.
Matilde Vaz, centrocampista de apenas 17 anos que integra o plantel principal de futebol feminino do FC Porto, foi chamada à seleção nacional de sub-18. Estando então a jovem média entre as eleitas do técnico nacional (Ivo Silva) para o embate de preparação diante da seleção francesa, no Estádio Municipal de Alpendorada, na seguinte quarta-feira, dia 27. Facto que se assinala, com a data respetiva, antes mesmo de poder ou não ser utilizada e se tornar internacional, por ser a primeira futebolista convocada.
– 27/11/2024 – Futebol Feminino Sénior – Matilde Vaz estreou-se pela Seleção Nacional de Sub-18, tornando-se a primeira internacional do futebol feminino portista, logo no primeiro ano da modalidade no Clube. A jovem centro-campista do FC Porto somou na quarta-feira dia 27 de novembro a primeira internacionalização pela seleção portuguesa de Sub-18. Então a futebolista que joga na linha média do FC Porto, de apenas 17 anos, foi utilizada pelo selecionador Ivo Silva no jogo Portugal-França (3-3) disputado em Lousada.
= Matilde Vaz, que já havia sido a marcadora do primeiro golo do futebol feminino no estádio do Dragão, na apresentação da equipa principal do futebol feminino do FC Porto, passa assim a ser a primeira futebolista internacional do FC Porto, também.
Matilde também já havia sido internacional anteriormente, mas pela Seleção Sub-16, antes de ter vindo para o FC Porto. A jovem que começou a competir no Grijó e continuou a lapidar seu talento no Valadares, mudou-se para o Sport Clube Rio Tinto em 2022/23. Aos 15 anos, estreou-se como sénior no conjunto que ajudou, em 2023/24, a garantir a subida para a 2.ª Divisão. Com apenas 17, a média internacional jovem (sub-16) por Portugal representa agora o FC Porto, que começou pela base da 3.ª Divisão, sendo uma das que fizeram história portista no plantel da época inicial do futebol feminino azul e branco.
– 28/11/2024 – Voleibol feminino – Primeira vitória de sempre na CEV Champions League duma equipa do FC Porto de Vólei – O voleibol portista somou a primeira vitória da sua história na fase de grupos da melhor competição de clubes do mundo, a Liga dos Campeões. Em jogo disputado no pavilhão Dragão Arena. Os parciais de 25-20, 25-18 e 25-18 permitiram fazer história e vencer as eslovenas do Calcit Kamnik pela margem máxima de 3-0.
– 29 /11/2024 – Primeiro jogo da seleção nacional feminina de futebol no estádio do Dragão (Portugal-Chéquia, de qualificação para o Euro-2025). Com novo recorde de asssitência.
= O Estádio do Dragão acolheu, pela primeira vez, um desafio da seleção nacional feminina. Tendo então, no dia 29 de novembro de 2024, sexta-feira à noite, o anfiteatro do FC Porto aberto portas ao duelo da primeira mão do segundo play-off de acesso ao Campeonato da Europa de 2025 que opôs Portugal à Chéquia, terminado com um empate (1-1). Numa sequência em que as “Navegadoras” se estrearam no reduto portista após duas vitórias sobre o Azerbaijão (4-1 em Baku e 4-0 em Vizela) e antes de discutirem a segunda mão, depois a 3 de dezembro, em território checo (em que foi garantido o apuramento graças a uma vitória portuguesa por 2-1).
Assim sendo, depois de anteriores jogos de Seleções Nacionais de seniores, juniores e militares no antigo estádio das Antas, e já no estádio do Dragão também diversos jogos da Seleção Nacional A de futebol masculino, ao longo dos anos, foi então em novembro de 2024 a primeira vez que uma Seleção Nacional de futebol feminino jogou também no estádio do FC Porto, a Seleção principal feminina, como fica para a história. Desta feita em dia histórico para o futebol feminino pela maior assistência de sempre verificada a um jogo de futebol feminino em Portugal, com 40.189 adeptos nas bancadas do estádio do Dragão, número que passa a ser novo recorde e mais uma vez no estádio do FC Porto.
= O Presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes da Silva, juntos no camarote presidencial, assinalando o novo recorde obtido com o número respetivo estampado numa camisola alusiva.
– 30/11/2024 – Encontro de Portistas “Dia do Clube” no estádio do Dragão, organizado como habitualmente por um grupo de sócios portistas, com a presença maciça de adeptos que se conseguiram inscrever para tal evento anual, desta feita a comemorar as vitórias europeia e mundial de 2004 de Gelsenkirchen e Yokohama. Encontro de Portistas e para Portista desta vez com o novo e atual Presidente do FC Porto a abrir a sessão, na primeira vez desse dia dos adeptos desde a mudança operada no FC Porto. Evento concretizado com lotação esgotada, repleto que estava o salão da zona vip do estádio do Dragão. Havendo o presidente André Villas-Boas recordado sua participação em 2024 como olheiro da equipa técnica liderada por Mourinho. Seguindo-se testemunhos de alguns intervenientes, em cujos painéis participaram os campeões Jorge Costa, Pedro Mendes, Ricardo Fernandes, Maniche e Ricardo Quaresma. Saldando-se o encontro por um convívio muito concorrido e apreciado pela presença numerosa de sócios e adeptos portistas.
– 30/11/2024 – Desporto Adaptado/Goalball – Primeiro jogo de sempre de goalball no Dragão Arena, e segundo, em jornada dupla. Com dupla vitória num dia histórico. Tendo o Goalball do FC Porto vencido os primeiros jogos de sempre no Dragão Arena, contra o CAC (16-6) e o Sporting (13-9).
= Pela primeira vez, desde que foi inaugurado a 23 de abril de 2009 (então inicialmente chamado Dragão Caixa), o pavilhão de jogos do FC Porto abriu portas ao goalball e recebeu jogos da modalidade. O FC Porto venceu os dois que disputou, frente ao Clube Atlético e Cultural (16-6) e ao Sporting CP (13-9), num sábado histórico para o clube e para o desporto adaptado. Cuja segunda jornada do campeonato nacional trouxe 455 espetadores à casa das modalidades portistas e estes festejaram os 25 golos de Fábio Oliveira (13 contra o CAC e 12 no clássico), três de Carlos Coutinho, um de Fábio Barbosa e outro de Edgar Silva.
– 02/12/2024 – Conclusão da emissão “Empréstimo obrigacionista do FC Porto” e anúncio de pagamentos de dívidas anteriores. Tendo o Empréstimo Obrigacionista ficado pelos 21 milhões de euros, enquanto se ficou a saber que o FC Porto SAD já pagou 80 milhões de euros de dívidas “decorrentes de transferências de jogadores” e a “fornecedores correntes”.
= Então, por comunicado oficial, o FC Porto SAD anunciou na segunda-feira dia 2 de dezembro “que concluiu nesta mesma data a emissão de obrigações FC Porto SAD 2024-2027, no montante de cerca de 21 milhões de euros”, abaixo do valor nominal global inicial de até 30 milhões de euros. No mesmo documento, a sociedade azul e branca refere que este empréstimo obrigacionista “em conjunto com a operação Dragon Notes, no montante de 115 milhões de euros, destina-se a refinanciar o passivo existente e a financiar a atividade global do FC Porto”. A SAD portista dá ainda conta que “no que respeita a dívidas a clubes decorrentes de transferências de jogadores, foram efetuados pagamentos no montante total de cerca de 60 milhões de euros, desde que o atual Conselho de Administração tomou posse no final de maio”, o que permitiu o cumprimento do indicador de Solvabilidade (“overdue payables”) da UEFA nos controlos trimestrais de junho e setembro. É ainda anunciado que foram efetuados pagamentos a fornecedores correntes no montante de cerca de 20 milhões de euros.
– 03/12/2024 – André Villas-Boas vai integrar Comité de Competições de Clubes da UEFA. Presidente do FC Porto foi nomeado para o cargo, bem como Chiellini, da Juventus, e Niclas Carlnén, do Malmo.
= André Villas-Boas, presidente do FC Porto, Giorgio Chiellini, diretor de relações institucionais da Juventus, e Niclas Carlnén, CEO do Malmo, foram nomeados pela Associação de Clubes Europeus (ECA) para o Comité de Competições de Clubes da UEFA, por decisão saída de reunião da ECA, neste dia. A nomeação será sujeita à aprovação por parte do Conselho de Administração da UEFA. Tendo a ECA feito nesta terça-feira dia 3 de dezembro a última reunião de 2024, em Budapeste, e fez um balanço de um “ano histórico”, destacando as mudanças nos formatos das competições da UEFA e a organização do Mundial de Clubes da FIFA de 2025.
– 03/12/2024 – Gala dos Dragões de Ouro /2024. A primeira Gala do FC Porto da presidência de Villas-Boas e 37.ª edição dos Dragões de Ouro. Realização iniciada em 1986, a dar continuidade ao anterior galardão Troféu Pinga, que se iniciou em 1964.Tendo desta feita sido entregues 18 Dragões de Ouro e havido pela primeira vez uma homenagem aos atletas falecidos durante a época desportiva de 2023/2024. Além de também pela 1.ª vez ter havido votação dos sócios para atribuição do vencedor em três categorias, com realce para o sócio do ano.
= Esta edição de 2024 premiou as entidades e figuras que mais se destacaram ao serviço do FC Porto na temporada de 2023/24. Pelo palco da Super Bock Arena passaram os Dragonados, entre os quais nomes tão queridos como Rabah Madjer ou o sócio sr. Lourenço do trompete, e tão sonantes como Pepe, Diogo Costa ou Galeno. As categorias Seccionista e Dedicação voltaram a ser consideradas, Equipa e Vintage passaram a constar entre os prémios entregues, os galardões referentes às modalidades mudaram de designação e o Dragão de Honra, com uma imagem renovada, acabou nas mãos da esposa do saudoso Artur Jorge. Tudo com apresentação em palco e para os telespetadores do Porto Canal em dueto de Maria Cerqueira Gomes, locutora portuense e portista atualmente na TVI em Lisboa, mais Pedro Teixeira, conhecido apresentador e adepto confesso do clube, que chamaram ao palco André Villas-Boas para o discurso da noite, onde falou sobre “a união, o rigor e o trabalho do dia a dia”, como base inegociável para alcançar o sucesso do clube em todos os planos. De permeio a sessão foi abrilhantada com atuações musicais de conjuntos de grande nomeada, nos interlúdios, sendo primeiros em palco os Táxi, famosos do rock do Porto, que interpretaram dois êxitos da banda, Cairo e Chiclete; mais tarde o conhecido Jimmy P, portista e filho do antigo jogador Jorge Plácido, com a música Girassol; e por fim os GNR, com Rui Reininho a entoar Video Maria e Pronúncia do Norte, títulos que o público acompanhou da plateia e bancadas.
– 05/12/2024 – Homenagem aos Seccionistas do FC Porto. No Dia do Voluntariado, André Villas-Boas prestou justo agradecimento a tais pessoas «que fazem um trabalho invisível, mas absolutamente fundamental».
= No Dia Internacional do Voluntário, André Villas-Boas recebeu quase todos os Seccionistas do clube no Museu FC Porto By BMG (30 dos 33 voluntários), os que puderam estar presentes. Assinalando então a data de forma especial com o intuito de homenagear as pessoas que trabalham no clube literalmente por amor à camisola: André Villas-Boas recebeu os Seccionistas das diversas modalidades do clube no Museu FC Porto, acompanhou-os numa visita guiada ao espaço e juntou-se a eles num almoço de confraternização na Tribuna VIP do Estádio do Dragão, já depois de todos terem recebido uma medalha, um diploma e uma camisola do FC Porto, além de um cabaz de Natal e bilhetes para o jogo seguinte entre o FC Porto e o Midtjylland. Uma iniciativa acontecida pela primeira vez, que muito sensibilizou os homenageados.
– 11/12/2024 – Estádio do Dragão escolhido para ser um dos estádios do Mundial de 2030. Conforme anúncio oficial da futura organização conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos do Mundial de Futebol de 2030. Em cuja parceria 3 estádios portugueses vão acolher jogos da fase final, um dos quais o Estádio do Dragão. O anúncio histórico foi feito no Congresso Extraordinário da FIFA.
= Virá assim também para Portugal uma importante parte da 24.ª edição do principal torneio mundial de seleções de futebol sénior. Em declarações na Cidade do Futebol, o Presidente do FC Porto manifestou que ter o Estádio do Dragão como uma das sedes do Campeonato do Mundo de seleções “é um orgulho enorme” para os portistas em geral e para ele em particular. À margem da cerimónia de consagração da atribuição do Mundial 2030, “um evento tão importante para o desenvolvimento do futebol português, do desporto e da economia”, o presidente do FC Porto demonstrou “todo o interesse em colaborar com a Federação na organização” da prova e revelou estarem a ser preparadas “grandes melhorias na infraestrutura do Estádio do Dragão. Estando “orgulhoso como portista e português”: “É um orgulho enorme, enquanto portistas e portugueses, termos ganho a organização do Mundial, um evento tão importante para o desenvolvimento do futebol português, do desporto e da economia. O Mundial será importante para o FC Porto e para a cidade do Porto. Temos todo o interesse em colaborar com a Federação Portuguesa de Futebol na organização deste Campeonato do Mundo”.
– 13 e 14 /12/ 2024 – Natação pura/Nacionais de Juniores e Seniores de piscina curta – O Campeonato Nacional de Juniores e Seniores em piscina curta correu de feição à natação do FC Porto, que se fez representar por 23 atletas, participou em 61 finais, subiu a 29 pódios e conquistou dez títulos nacionais na competição disputada em Tomar.
No primeiro dia de prova, sexta-feira, Angélica André sagrou-se campeã nacional nos 1500 metros livres, Francisco Amaral fez o mesmo nos 800 livres, Gonçalo Azevedo venceu a prova dos 100 livres no escalão de juniores e, juntamente com Rodrigo Correia, Miguel Medeiros e Duarte Ferreira, integrou a estafeta que arrecadou o ouro nos 4×100 estilos.
No sábado, segundo dia, Francisco Amaral conquistou o título nacional nos 400 metros livres, Maria Inês Castro seguiu esse exemplo batendo o novo recorde do clube nos 200 bruços, o ainda júnior Duarte Ferreira festejou as vitórias nos 100 mariposa e nas estafetas de 4×50 estilos (com Rodrigo Correia, Miguel Medeiros e Gonçalo Azevedo) e de 4×200 livres (com Gonçalo Azevedo, Tomás Peixoto e Miguel Medeiros). Gonçalo Azevedo ainda bateu toda a concorrência júnior na prova dos 50 livres.
Destaque para Gonçalo Azevedo que conquistou no total cinco medalhas de ouro.
– 15/12/2024 – Desporto Adaptado/ Goalball – FC Porto contribuiu decisivamente com participação da equipa portista totalmente invicta para a vitória de Portugal na Taça Ibérica, disputada em Loures. Resultados nas 3 vitórias do FC Porto 11-8 ao Sevilla 12-3 com Aragón; e 11-8 com a Catalunya.
= Taça Ibérica de Goalball disputada entre 14 e 15 de dezembro, em Portugal. Decorrente de uma parceria estratégica entre a ANDDVIS (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Visual) e a FEDC (Federação Espanhola de Desporto para Cegos), a decorrer anualmente, uma vez em cada país, realizou-se então em Portugal, no Pavilhão da Escola Básica da Bobadela, em Loures. Juntando três equipas portuguesas e três espanholas, as melhores classificadas de cada país. Participaram por Portugal: Futebol Clube do Porto; Sporting Clube de Portugal e Castêlo da Maia Ginásio Clube. E por Espanha: Catalunya; Aragón e Sevilla. O FC Porto, ao vencer todos os seus jogos, teve participação decisiva para a conquista da prova.
– 15/12/2024 – Boxe – Juliana Santos venceu no Boxing Day de Piedras Blancas, nas Astúrias-Espanha.
= A pugilista Júnior de 66 kg esteve então em evidência no Boxing Day de Piedras Blancas, o último torneio de 2024 para a equipa de boxe azul e branca. No Polidesportivo Municipal de Castrillón, nas Astúrias, e perante 1.100 pessoas, a júnior que compete na categoria de 66 kg carimbou uma vitória aos pontos frente à espanhola Mercedes Merche.
– 16 /12/ 2024 – André Villas-Boas ganha Prémio Tágides 2024 de combate à corrupção.
= André Villas-Boas foi na segunda-feira 16 de dezembro agraciado com o Prémio Tágides 2024: pessoas que inspiram no combate à corrupção. O presidente do FC Porto, agraciado na Iniciativa Empresarial, junta-se a Francisco Cordeiro de Araújo (Iniciativa Jovem), Jorge Moreira da Silva (Iniciativa Política), António Delicado (Iniciativa Portugal no Mundo), Alexandra Jorge (Iniciativa Local), João Ribeiro-Bidaoui (Projeto de Investigação) e António Garcia Pereira (Projeto da Sociedade Civil) na lista dos vencedores.
– 18/12/2024 – Villas-Boas presente na Cimeira dos Presidentes, a primeira do novo presidente do FC Porto na Cimeira de Presidentes da Liga. Em cuja reunião magna do futebol português estiveram juntos os presidentes dos 3 grandes clubes portugueses, André Villas-Boas, Frederico Varandas e Rui Costa.
= Estiveram então os líderes dos três grandes presentes em tal reunião, na 13.ª Cimeira de Presidentes da Liga, que decorreu na manhã da quarta-feira dia 18 na nova sede da Liga, no Porto. Edifício inaugurado poucos dias antes (na sexta-feira dia 13) e que na cerimónia de inauguração também contara com as presenças de André Villas-Boas e Rui Costa, presidentes do FC Porto e Benfica, respetivamente, tendo faltado Frederico Varandas, que se fez representar na ocasião.
Na primeira Cimeira, dia 18, na nova sede da Liga, “Arena Liga Portugal”, estiveram representados quase todos os clubes das Ligas do futebol profissional, através dos líderes de clubes da 1.ª e 2.ª Liga, contando apenas uma ausência, do representante do Paços de Ferreira. Tendo-se verificado que Frederico Varandas e Rui Costa ficaram sentados praticamente lado a lado, enquanto André Villas-Boas se encontrava no lado oposto da sala, na companhia de Tiago Madureira, ‘vice’ dos azuis e brancos. Havendo esta Cimeira ficado marcada por o ainda presidente da Liga, Pedro Proença, ter anunciado a sua candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (com eleições agendadas para fevereiro de 2025).
– 18/12/2024 – Festa natalícia na Casa do Dragão, com o presidente André Villas-Boas presente na confraternização do jantar de Natal da residência da formação, onde residem jovens das equipas de formação do clube.
= Sendo que “A época natalícia é uma altura de confraternização”, André Villas-Boas “quis estar perto dos atletas e agradecer o esforço de toda a gente” que corre diariamente atrás de “sonhos bem vivos”. Convidado de honra para o jantar de Natal da Casa do Dragão, o presidente do FC Porto destacou o “papel fundamental” de quem ajuda os atletas, “os acarinha e os faz sentir em família mesmo estando distantes da família”. Havendo ali levado também Uma novidade no “sapatinho”, ao anunciar que “um dos objetivos que queremos atingir muito em breve é o desenvolvimento da nova Casa do Dragão e, para isso, estamos a tratar de protocolos com a Câmara Municipal e de uma surpresa que esperamos concluir para divulgar em breve. Esperamos chegar a bom porto nessas negociações e anunciá-las devidamente. Serão um grande passo para o FC Porto nas infraestruturas de apoio a estes atletas.»
– 22/12/2024 – Futsal/Sub-11 – FC Porto sub-11 vence Torneio de Natal de Ferreira do Zêzere, derrotando o Benfica na final. Depois de ultrapassados nos jogos de apuramento os outros participantes no quadrangular natalício, C. C. R. D. Burinhosa e S. C. Ferreira do Zêzere, .
= A equipa de Futsal sub-11 do FC Porto esteve em grande destaque no Torneio Quadrangular de Natal organizado pelo Sport Club Ferreira do Zêzere. No arranque do primeiro torneio com organização e equipas de futsal, os benjamins orientados por André Pereira venceram o Centro Cultural Recreativo e Desportivo Burinhosa por 11-0, logo a seguir impuseram-se ao conjunto da casa por 7-1, até que, na grande decisão, bateram o rival da Luz por 5-3. E, além de terem conquistado o troféu após a vitória sobre o Benfica na final, a equipa portista teve Salvador Pinto eleito melhor guarda-redes e Gabriel Ferreira cotado melhor marcador da prova.
– 23/12/2024 – Futebol/todos os escalões – 1.º Dia dos Guarda-Redes do FC Porto. Inédito encontro que juntou os donos das balizas portistas, no Olival. Dos sub-7 até às equipas seniores feminina e masculina: os e as guarda-redes azuis e brancas estiveram em união, pela primeira vez na segunda-feira 23, na antevéspera de Natal, Tendo então havido o primeiro Dia dos Guarda-Redes do FC Porto, realizado no Olival, onde decorreu uma palestra e um treino com a presença de 71 guardiões portistas, Jorge Costa reforçou a vontade de “aproximar toda a gente” durante “uma iniciativa nova que é de louvar”, um “sinal claro” de que “o FC Porto é um clube aberto”.
– 27/12/2024 – Noticiado publicamente na comunicação social que, até esta fase final do ano, a atual SAD do FC Porto já abateu mais de 100 milhões de euros em dívidas. Conforme deram conta diversos órgãos de comunicação, entre os quais o diário desportivo O Jogo acrescentou: «Esforço do elenco diretivo liderado por André Villas-Boas permitiu, sabe O Jogo, baixar o valor em atraso a jogadores, clubes e fornecedores». Facto resultante desde que Villas-Boas assumiu o comando das operações dos dragões, e junto com o CFO José Pereira da Costa e a restante cúpula diretiva, tem havido esforço por cumprir as metas do saneamento financeiro da SAD. «Ao que O Jogo apurou, os valores em atraso, saldados entre abril e dezembro deste ano, diziam respeito a direitos de imagem e prémios de jogadores, dívidas a fornecedores e clubes. Sem contar obviamente com outras dívidas herdadas da anterior gerência. Como no mesmo jornal é referido, porque «as dívidas respeitantes a pagamentos a agentes mantêm-se à espera dos resultados da auditoria forense, cujas conclusões deverão ser reveladas a curto prazo.» Desse pagamento, também confirmado pelo Jornal de Notícias e pel’ A Bola, «os 102 milhões de euros de dívidas abatidas pela atual administração dividem-se em 71,3 M€ pagos a clubes, 9,7 M€ a atletas e 21 M€ a fornecedores».
– 29/12/2024 – Retomada antiga tradição de treino aberto pela passagem de ano, no Estádio do Dragão. De entrada livre para convívio de adeptos com a equipa principal de futebol do FC Porto, em treino aberto ao público. Tendo assim, oito anos depois da última realização dum treino aberto no final de ano e princípio de outro, o Estádio do Dragão voltado a acolher um treino da quadra de Ano Novo, desta feita ainda antes do fim de ano por via do calendário de jogos oficiais. Acontecimento que teve lugar na manhã do domingo 29 de dezembro. Por acaso no dia seguinte ao FC Porto ter passado para o 1.º lugar no campeonato da 1.ª Liga de futebol (embora ainda à condição, antes de terminar toda a jornada do fim de semana), após vitória por 4-0 no dérbi da Invicta diante do Boavista. Havendo então a sessão aberta ao público, na manhã do último domingo do ano, marcado o arranque da preparação para o jogo seguinte (CD Nacional-FC Porto) na imediata sexta-feira dia 3 de janeiro. Perante grande sucesso e a maior aderência de sempre, tendo sido batido o recorde de assistentes a um treino aberto no Dragão, através de 32.185 adeptos presentes nas bancadas, que assim puderam presenciar uma sessão de treino e ver de perto e contactar com os ídolos do desporto-rei portista. A sessão terminou com um discurso motivacional do treinador Vitor Bruno, que ecoou nas colunas de som do anfiteatro e mereceu aplausos dos milhares de adeptos que o pintaram de azul e branco. André Villas-Boas assistiu a tudo desde o banco de suplentes e distribuiu autógrafos junto às bancadas, tal como todos os jogadores, no final, para gaudio dos entusiásticos apoiantes. Ao cabo de “uma iniciativa que infelizmente se havia perdido no tempo” e que no final de 2024 se conseguiu “retomar, não no dia 1 de janeiro porque já fica(va) muito em cima do jogo” com o Nacional. Então André Villas-Boas salientou a “grande adesão dos sócios” e referiu que o “recorde de assistência no treino significa que o mundo portista está vivo e próximo da equipa”.
29/12/2024 – Futebol Sénior: Ao fim do ano civil de 2024 – Ex-aequo no cimo da classificação. Terminada a Jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Liga de futebol profissional no final do ano civil, o FC Porto posiciona-se no cimo da tabela classificativa a par, junto com o Sporting, ambos com os mesmos 40 pontos. Apesar das dificuldades deparadas aquando da mudança diretiva, atendendo às dívidas recebidas não terem possibilitado outro planeamento – e mesmo assim ainda ter sido possível a aquisição surpreendente, numa operação sigilosa e de relâmpago, do avançado Samu, entre reforços possíveis. Além de outras condicionantes, como no caso do golo anulado em Famalicão pelo árbitro Luís Godinho e pelo VAR Tiago Martins, por exemplo, que retiraram 2 pontos ao FC Porto. Contudo mantendo-se a equipa portista em posição cimeira e vantajosa para a 2.ª Volta da prova, quando falta um jogo para o fim da 1.ª volta.
*****
Títulos e honras para o FC Porto e para os Portistas.
ARMANDO PINTO
Este artigo foi originalmente publicado neste site