Primeira pergunta: Como é que está a equipa para o jogo?
Vejo esta equipa a trabalhar todos os dias e acho que estamos confiantes. Vamos discutir o jogo. Vamos discutir cada metro. Sobre a eliminatória, sabemos que é difícil, temos uma eliminatória complicada contra a Roma, mas queremos a qualificação. Queremos que o Estádio do Dragão possa receber jogos da Liga dos Campeões
O que teme mais na Roma?
Nós temos um conhecimento bom e suficiente. A Roma é uma grande equipa, cheia de grandes jogadores. Com grandes jogadores, mas que foram bem observados. Esse conhecimento será transmitido aos jogadores e seguramente vão chegar preparados. É uma eliminatória e sabemos que nada fica decidido amanhã. Mas não olhamos assim, é um jogo que pode ser determinante. Como qualquer jogo que vamos encontrar, queremos ganhar. Sabemos onde e quando podemos magoar, sabemos que +podemos ganhar e temos uma vontade que podemos vencer.
A grande vantagem que temos para o jogo de amanhã é o Dragão. Jogarmos em casa com 50 mil adeptos é a nossa força. Uma das nossas grandes vontades é transformar o Dragão num palco muito complicado para todos.
Vertente financeira da liga dos Campeões
A grande responsabilidade que nós temos é permitir ao Estádio do Dragão possa desfrutar de grandes noites europeias. Tudo mais a nós, grupo de trabalho, passa ao lado
Que tipo de jogo é que quer que a sua equipa apresente?
Tenho a certeza que vamos ter uma equipa a jogar bem. Uma equipa unida, a jogar juntos. Completamente comprometidos e só assim podemos chegar ao nosso objetivo.
Uma pergunta da imprensa italiana. Se o facto de Portugal ter sido Campeão Europeu pode motivar as equipas portuguesas?
O que Portugal fez no Campeonato da Europa foi algo histórico que nos faz sentir muito orgulhosos. Se conseguirmos encarnar esse espírito vamos-nos sentir especiais para enfrentar qualquer adversário. A Roma vai encontrar não só 11 jogadores, mas um país a apoiar.
A primeira coisa que eu pensei quando saiu o sorteio foi que só hoje é que tinha de pensar nisso. São duas equipas que costumam estar na Liga dos Campeões. Um jogo difícil, mas vamos a jogo.
Questões agora para Danilo.
Como disse o treinador, o facto de Portugal ter vencido pode juntar todos os portugueses a apoiar-nos. É um prova europeia e por isso os adeptos portugueses vão apoiar-nos.
Temos de estar bem coesos, como temos estado desde o início da pré-temporada. Temos de estar unidos para conseguirmos contrair a força da Roma.
Nova pergunta para Danilo: Este é o primeiro jogo oficial da Roma, mas o FC Porto já jogou. Está em vantagem?
Pode dar alguma vantagem, mas não é tudo. Em Vila do Conde tivemos um teste duro e isso dá alguma vantagem, ainda que não seja um factor fundamental.
Penso que a Roma é uma equipa muito completa. Tanto na defesa como no ataque têm muita força. Cabe-nos a nós conseguir perceber o que podemos fazer para conseguir vencer. Ainda assim, o ataque pode ser um dos melhores setores da equipa. Tem jogadores muito rápidos e nós temos de saber contrariar essas forças.
Pressão do lado da Roma?
É irrelevante. Temos confiança em nós mesmos Se o Vermaelen acha que não têm desculpas para não vencer, isso já é um problema dele. Tenho a certeza que aqui no Dragão não será fácil para eles.