FC Porto carimba de forma objetiva a melhor fase da época se hoje voltar a ganhar. Tantos triunfos seguidos só em março de 2015.
Nuno Espírito Santo tem a oportunidade de somar esta segunda-feira o quinto triunfo consecutivo ao comando do FC Porto, recorde desta época para a equipa, que mesmo nas anteriores não está assim tão habituada a séries de felicidade tão longas. Aliás, é preciso recuar a março de 2015, ainda com Julen Lopetegui, para encontrar algo semelhante.
Em 2016/17, o máximo que os dragões conseguiram foram quatro triunfos seguidos em outubro (Nacional, Gafanha, Brugge e Arouca), interrompidos pelo V. Setúbal, num empate a zero no Bonfim que deu muito que falar, por um penálti não assinalado por carga sobre Otávio. A esse bom momento seguiu-se a pior fase da época, com empate atrás de empate, antes de a equipa recuperar o bom caminho com um triunfo tardio (90+5″) contra o Braga. Depois, o FC Porto embalou, goleou o Leicester (5-0), o Feirense (4-0) e ganhou também ao Marítimo, ainda que apenas por 2-1. Prestes a fechar o ano, Nuno aponta agora ao quinto triunfo consecutivo para bater uma marca pessoal e garantir um Natal mais feliz para todos os portistas, adeptos incluídos.
Se o conseguir, o FC Porto pode depois terminar o ano com seis vitórias (há jogo com o Feirense, dia 29, para a Taça da Liga). E isso só aconteceu duas vezes nas últimas quatro épocas: uma com Lopetegui, outra com Paulo Fonseca.