Os Dragões avançaram para a grande decisão da Taça de Portugal ao vencer o Vitória de Guimarães por um convincente 3-1, na partida da segunda mão das meias-finais. A final da prova vai colocar frente-a-frente o FC Porto e o Sporting, numa batalha épica no Jamor.
As palavras de Sérgio Conceição, o estratega dos azuis e brancos, foram precisas e confiantes após a conquista da qualificação. O técnico admitiu estar moderadamente satisfeito pelo apuramento e deixou clara a intenção de levar para casa o troféu do torneio mais tradicional do futebol português numa final contra o Sporting. A desilusão de Galeno no banco e a determinação da equipa em encerrar a temporada de forma exemplar após um campeonato aquém das expectativas também foram tópicos abordados pelo timoneiro portista.
Conceição lamentou a recorrente falha defensiva inicial, que permitem ao adversário marcar no primeiro ataque, mas destacou a boa preparação e exploração dos espaços adversários. O técnico ressalva o mérito na vitória, mas sublinha que este é apenas um passo e que os verdadeiros motivos de celebração serão os títulos.
Relativamente à frustração de Galeno, Conceição considera um sinal positivo de compromisso com a equipa e empenho no jogo. O técnico demonstrou solidariedade e uniu-se ao jogador na falta de oportunidades, procurando incutir um espírito de união no plantel para superar as adversidades da temporada e focar-se na conquista da Taça de Portugal.
À questão do seu histórico na Taça de Portugal, Sérgio Conceição respondeu que, em seis anos e com cinco finais disputadas, já conquistou o troféu três vezes. No entanto, o técnico lembrou que ainda tem um desafio com o FC Porto, tendo perdido uma final contra o Sporting. Para Conceição, confrontar-se-á com este desafio independentemente do adversário que tiver pela frente.