“No que ao futebol diz respeito será substituído, com efeitos imediatos, por Luís Manuel Beleza Vasconcelos Gonçalves, antigo vice-presidente e sócio número 2287.” Foi desta forma que o FC Porto anunciou oficialmente o regresso de Luís Gonçalves, que terá a missão de substituir Antero Henrique.
Luís Gonçalves deixa de imediato o cargo de diretor do departamento de scouting do Shakhtar Donetsk, para voltar a uma casa que conhece bem; primeiro na década de 90, como vice-presidente do FC Porto, e depois como responsável pelo futebol jovem do clube.
Luís Gonçalves esteve sempre ligado ao futebol e já nos primeiros tempos no FC Porto tinha a missão de descobrir talentos. O agora sucessor de Antero Henrique recordou, numa entrevista que concedeu à revista oficial do clube ucraniano, que quando deu os primeiros passos no FC Porto, na década de 90, trabalhava numa estrutura pequena. “Éramos eu e mais alguns treinadores e ex-futebolistas. Juntos criámos o departamento durante dois anos. Desde então sofreu muitas alterações. Agora tem muitas pessoas em todo o mundo”, recordou.
Admirador do futebolista sul-americano, prefere especialmente os brasileiros, uruguaios e colombianos, por serem jogadores que se adaptam mais rapidamente às condições do futebol português. A isto acrescenta a língua, que acaba por “ajudá-los na integração”, justifica.
Agora volta a casa, de onde saiu porque entendeu que, na vida, “as mudanças são simplesmente necessárias”.