Mercado FC Porto: Condições da Opção de Compra Emperram Negociações com a AS Roma por Rodrigo Mora
As conversações entre o FC Porto e a AS Roma para a potencial transferência de Rodrigo Mora, um dos jovens talentos mais promissores do futebol português, estão atualmente travadas. A principal divergência entre os dois clubes prende-se com as condições associadas à cláusula de opção de compra do jogador.
O FC Porto, detentor do passe de Mora, exige que os termos para a obrigatoriedade da opção de compra sejam mais acessíveis, de forma a garantir um encaixe financeiro significativo. A operação total poderá ascender a um valor superior a 50 milhões de euros, um montante que os ‘dragões’ pretendem assegurar.
Rodrigo Mora, nascido a 5 de maio de 2007, tem 19 anos e atua como médio-ofensivo ou extremo. O jogador tem contrato com o FC Porto até 2030, com uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros. Mora fez toda a sua formação no clube azul e branco, tendo-se estreado pela equipa principal em 2024/25.
Várias estruturas de negócio têm sido avançadas. Inicialmente, falava-se num pagamento imediato de 25 milhões de euros por 50% dos direitos económicos do jogador, com uma segunda tranche de 25 milhões em 2027 para a totalidade do passe. Outras propostas incluíram um empréstimo com uma taxa de 7 a 10 milhões de euros, seguido de uma opção de compra de 40 a 43 milhões de euros, que se tornaria obrigatória mediante o cumprimento de determinados objetivos desportivos, como a percentagem de jogos disputados ou a qualificação da Roma para a Liga dos Campeões.
Apesar do impasse entre os clubes, Rodrigo Mora terá já chegado a um acordo com a AS Roma para um contrato de cinco temporadas, válido até 2031. O jogador português é visto como um dos alvos prioritários da equipa italiana para reforçar o seu plantel.
As negociações prosseguem, com ambas as partes a tentar encontrar uma solução que satisfaça as suas pretensões financeiras e desportivas, nomeadamente no que diz respeito à complexidade das cláusulas de compra e recompra.
Em resposta a
Em resposta a
Em resposta a