Sérgio Conceição Quebra o Silêncio: “A Minha Saída do FC Porto Não Foi Fácil”

O antigo treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, quebrou o silêncio sobre a sua saída do clube, revelando que o processo "não foi fácil" e que a forma como gostaria de ter partido "era outra". As declarações surgem numa entrevista onde aborda a sua relação com a nova direção e os acontecimentos que antecederam o adeus aos Dragões.
Sérgio Conceição Quebra o Silêncio: “A Minha Saída do FC Porto Não Foi Fácil”

Sérgio Conceição, ex-treinador do FC Porto, quebrou finalmente o silêncio sobre a sua saída do clube, afirmando que o processo “não foi fácil” e que a forma como gostaria de ter partido “era outra”. As declarações foram proferidas numa entrevista à TVI e CNN Portugal, que será emitida na íntegra nos próximos dias, e marcam a primeira vez que o técnico aborda publicamente o tema desde que deixou o Estádio do Dragão.

O treinador português deixou o comando técnico dos azuis e brancos a 3 de junho de 2024, após sete temporadas repletas de sucesso, nas quais conquistou 11 títulos, incluindo três campeonatos nacionais e quatro Taças de Portugal. A sua saída ocorreu num contexto de mudança na presidência do clube, com André Villas-Boas a suceder a Jorge Nuno Pinto da Costa, que esteve à frente do FC Porto durante 42 anos.

Conceição revelou que a sua renovação de contrato, assinada a 25 de abril de 2024 e válida até 2028, dois dias antes das eleições presidenciais, foi um ato de “amizade, respeito e gratidão” para com Pinto da Costa, que lhe falou de forma emocionada sobre a sua doença e a estratégia para o clube. No entanto, o técnico fez questão de sublinhar que, após a eleição de Villas-Boas, a primeira coisa que disse ao novo presidente foi que esse contrato “não tinha validade”, rejeitando a ideia de que se estivesse a “agarrar” ao vínculo.

O antigo timoneiro portista lamentou o que descreveu como uma “semana de enxovalho” e as “muitas críticas” de que foi alvo, reiterando que a sua intenção nunca foi permanecer no cargo contra a vontade da nova direção. Sérgio Conceição também abordou a sua relação com André Villas-Boas, afirmando categoricamente que “não existe relação” entre os dois.

Entre os motivos que levaram à sua saída, Conceição mencionou uma “quebra de confiança” num elemento da sua equipa técnica, Vítor Bruno, e uma “ingerência na integridade e coesão” do seu staff sem o seu conhecimento, o que o deixou “desgastado e desiludido”. Deixou o clube sem receber qualquer indemnização, uma vez que a cláusula de rescisão que permitia a sua saída sem encargos para o FC Porto foi incluída no contrato de renovação.

Após a sua saída do FC Porto, Sérgio Conceição teve passagens por outros clubes. Na temporada 2024/25, orientou o Milan, onde conquistou a Supertaça italiana, e na época que agora findou, esteve ao comando do Al-Ittihad, na Arábia Saudita, tendo deixado o clube por mútuo acordo a 25 de maio de 2026, após levar a equipa ao quinto lugar do campeonato. Atualmente, encontra-se sem clube.

O que achaste desta notícia?

0 reações

Esforço, determinação, aprovação forte Lealdade, amor clubístico, sentimento profundo Impressionante, chocante, de grande impacto Reação de desespero, raiva, frustração ou espanto extremo Excelência, destaque, o melhor

Notícias relacionadas

Comentários

Partilha a tua opinião com outros Super Portistas

Inicia sessão para participar na conversa.

A carregar comentários…

Ainda não há comentários

Sê o primeiro a comentar!