Voltar ao feed
Feminino abola.pt

FC Porto garante Lana Golob: muralha eslovena para a estreia na elite feminina

A internacional eslovena Lana Golob, de 26 anos, assinou pelo FC Porto e vai vestir a camisola 4. A defesa traz no currículo passagens por seis países e junta-se ao projeto azul e branco para a Liga BPI.
FC Porto garante Lana Golob: muralha eslovena para a estreia na elite feminina
Foto: Franco Monsalvo / Pexels

O FC Porto continua a afinar a estratégia para a sua época de estreia no escalão principal do futebol feminino e foi ao mercado internacional buscar músculo e rodagem de elite. Lana Golob, defesa-central internacional pela Eslovénia de 26 anos, é o mais recente reforço das azuis e brancas e chega à Invicta para vestir a camisola número 4.

Uma carreira sem fronteiras e com títulos recentes

Se o objetivo da estrutura portista passava por dar estofo e maturidade à linha recuada, a escolha faz todo o sentido. Apesar de ter apenas 26 anos, Golob já construiu um percurso de autêntica trota-mundos. Depois de despontar na Eslovénia em clubes como o Rudar Skale e o Radomlje, rumou aos Estados Unidos para competir no futebol universitário da Virginia Commonwealth University (VCU).

O regresso à Europa abriu portas a um ciclo competitivo intenso: conheceu a Serie A e a Serie B italianas com as camisolas de Nápoles, Pomigliano e Bolonha, passou pela Suíça ao serviço do Basileia e jogou na Bélgica pelo OH Leuven. Mais recentemente, representou o Glasgow City na Escócia, emblema onde conquistou a Taça da Liga escocesa antes de rumar ao futebol português. Pela seleção eslovena, soma já quase quatro dezenas de internacionalizações e presenças em fases de qualificação europeias e mundiais.

A bênção da memória de Zahovic e o perfil de combate

Nas primeiras declarações de dragão ao peito, a nova central portista não escondeu o entusiasmo e puxou pela memória histórica para lembrar uma referência do seu país nas Antas e no Dragão: «Sei que um esloveno jogou aqui há muitos anos, o Zlatko Zahovic. É um clube maravilhoso com uma história imensa», sublinhou.

Dentro das quatro linhas, podes esperar uma jogadora agressiva na marcação e confortável na construção: «Trago muita experiência e estabilidade à linha defensiva. Sou uma central forte e com energia, sou forte nos duelos e gosto de ter bola», garantiu Golob, deixando a promessa de entrega total aos adeptos.

Depois de ter dominado e vencido a II Divisão, o FC Porto prepara a entrada na liga principal com ambição e critério. Com Lana Golob no eixo da defesa, as dragões ganham peso internacional para bater o pé a qualquer rival logo no arranque da época.

Redigido com apoio de IA · revisto pela redacção do Super Portistas

Escolha o Super Portistas - A Voz dos Adeptos do FC Porto como fonte preferida no Google Escolher

Notícias semelhantes

Comentários

Partilha a tua opinião com outros Super Portistas

0 comentários

Inicia sessão para participar na conversa.

A carregar comentários…

Ainda não há comentários

Sê o primeiro a comentar!