Hospital no Olival e adeus de Gül aceleram estreia dos novos reforços do FC Porto
Se estavas à espera de uma integração gradual dos últimos reforços do FC Porto, o cenário no Olival obrigou a mudar radicalmente de planos. Confrontado com uma autêntica vaga de baixas clínicas e a saída iminente de Deniz Gül para a Turquia, Francesco Farioli viu-se forçado a encurtar prazos e convocou Santiago Giménez, João Souza e Seko Fofana para o duelo desta sexta-feira frente ao Moreirense, no Estádio do Dragão.
Enfermaria cheia e frente de ataque reduzida
O departamento médico dos azuis e brancos tem estado sobrecarregado. Ao todo, são cinco os atletas indisponíveis: Samu, Zaidu, Vasco Sousa, André Miranda e o jovem Oskar Pietuszewski continuam entregues aos tratamentos e impedidos de dar o seu contributo. Como se não bastasse a ausência prolongada de referências ofensivas, Deniz Gül foi autorizado a viajar para solo turco a fim de fechar a transferência para o Galatasaray, deixando o ataque com opções muito curtas.
Perante este quebra-cabeças, Farioli não hesitou e puxou logo dos galões das caras novas que chegaram no fecho da janela de transferências. A inscrição na Liga foi tratada a tempo e os processos aceleraram a fundo.
Chegar, vestir a camisola e ir a jogo
O ponta-de-lança mexicano Santiago Giménez e o lateral-esquerdo brasileiro Souza tinham apenas dois dias de trabalho com os novos companheiros quando receberam a confirmação de que seguiam para estágio. A ausência de alternativas na frente e na ala canhota precipitou a chamada de ambos, que partem para o banco e deverão mesmo somar os primeiros minutos de dragão ao peito logo na 5.ª jornada da Liga.
Em situação diferente está Seko Fofana. O médio costa-marfinense conhece os cantos à casa, tem ritmo e dispensa períodos de adaptação tática, tendo o próprio treinador garantido que o jogador já está em pleno e preparado para ser lançado. Quem fica de fora por agora é a jovem promessa brasileira Gabriel Mec, que apenas começou a treinar a meio da semana e precisará de mais tempo de maturação antes de entrar nas opções competitivas de Farioli.
Redigido com apoio de IA · revisto pela redacção do Super Portistas
Em resposta a
Em resposta a
Em resposta a