Voltar ao feed
Jogadores abola.pt

Smalling já aponta aos clássicos: «Espero marcar alguns golos»

Recém-chegado ao FC Porto com a camisola 6, Chris Smalling elegeu os cinco episódios mais marcantes da carreira e deixou água na boca aos adeptos para os jogos grandes.
Smalling já aponta aos clássicos: «Espero marcar alguns golos»
Foto: Chris Smalling / FC Porto

Mal aterrou no Dragão e vestiu a camisola 6, Chris Smalling tratou logo de mostrar ao que vem. O experiente defesa-central inglês, contratado a custo zero para acrescentar estofo ao plantel de Francesco Farioli, foi desafiado pelas plataformas oficiais do FC Porto a recordar os cinco momentos mais marcantes da sua vasta trajetória nos relvados. Entre consagrações em Inglaterra e glória continental em Itália, o reforço portista não escondeu a veia competitiva e apontou já a mira aos duelos de fogo contra os rivais.

Da estreia de miúdo aos golos nos dérbis

A viagem de Smalling pelas memórias arrancou em 2009, quando ainda dava os primeiros passos na Premier League pelo Fulham. «Lembro-me de ser o jovem que viajava com a equipa, o 19.º jogador que nem sempre estava no banco de suplentes. Estrear-me no último jogo da época contra o Everton foi especial. Tinha apenas 19 anos, foi o trabalho árduo a valer a pena», começou por partilhar o britânico.

O segundo capítulo saltou diretamente para os tempos de Manchester United, onde viveu algumas das tardes mais incandescentes do futebol inglês. «O segundo é o meu primeiro golo num dérbi, quando cheguei ao Manchester United. Tive a felicidade de marcar alguns em dérbis, mas os primeiros são sempre especiais», atirou, antes de disparar uma promessa que vai fazer os portistas esfregarem as mãos: «Espero marcar alguns golos nos clássicos futuros». Se estás à espera de liderança nas bolas paradas ofensivas, aqui tens um bom cartão de visita.

Festejos em Wembley, Roma e o apelo da Invicta

Na galeria de Smalling seguiu-se a conquista da Premier League de 2010/11, alcançada logo no ano de estreia em Old Trafford sob a batuta de Sir Alex Ferguson — um salto que o próprio descreveu como «surreal» para quem, um ano antes, via tudo no televisor do quarto. Como quarto momento, o central puxou da fita do tempo o seu único golo pela seleção inglesa: curiosamente faturado contra Portugal, num particular disputado em Wembley.

Para fechar o lote, Smalling resgatou a conquista da Liga Conferência ao serviço da Roma. E foi aí que ligou o passado à escolha de rumar a Portugal. «As celebrações… Vi os festejos aqui na época passada, que me fizeram lembrar do que aconteceu lá. Sabendo o que significa o futebol em Roma, consigo ver o mesmo aqui no Porto. Foi mais um grande motivo para vir para cá. Conseguir sentir toda a cidade», sublinhou o internacional inglês.

Bagagem pesada para o eixo de Farioli

Aos 36 anos e após duas épocas na Arábia Saudita ao serviço do Al-Fayha, Smalling assinou contrato até ao fim da temporada, com mais uma de opção mediante objetivos desportivos. Com as lesões a encurtarem a margem de manobra no setor recuado — onde Nehuén Pérez tem estado entregue ao departamento médico —, o experiente britânico chega para ombrear com Jan Bednarek e Jakub Kiwior, trazendo a bagagem de mais de 300 jogos pelo Manchester United e 31 internacionalizações por Inglaterra. O discurso ambicioso já está entregue; agora, a resposta terá de ser dada na relva.

Redigido com apoio de IA · revisto pela redacção do Super Portistas

Escolha o Super Portistas - A Voz dos Adeptos do FC Porto como fonte preferida no Google Escolher

Notícias semelhantes

Comentários

Partilha a tua opinião com outros Super Portistas

0 comentários

Inicia sessão para participar na conversa.

A carregar comentários…

Ainda não há comentários

Sê o primeiro a comentar!