Futebol

Merchandising recorde no FC Porto: 14,5 milhões, loja online a crescer 72% e uma camisola esgotada em duas horas

As vendas de merchandising cresceram 31% em 2025/26, a loja online 72%, e a camisola «Presidente dos Presidentes», limitada a 2.594 unidades, esgotou em duas horas com o valor a reverter para a Fundação FC Porto.

FC Porto SAD – Relatório e Contas 2025/26

· 2 min de leitura

Merchandising recorde no FC Porto: 14,5 milhões, loja online a crescer 72% e uma camisola esgotada em duas horas
Foto: FC Porto

Nunca o FC Porto vendeu tanto merchandising. O relatório e contas da SAD regista 14,5 milhões de euros de receitas neste segmento em 2025/26, mais 3,4 milhões do que no ano anterior, um crescimento de 31%. Com o licenciamento, o total sobe para 15,7 milhões.

A loja online disparou

O canal que mais cresceu foi a FC Porto Online Store, com 2,4 milhões de euros de vendas, mais 72%. As vendas online para mercados internacionais chegaram aos 700 mil euros, um aumento de 56%. E o custo das mercadorias vendidas subiu menos do que as vendas, o que melhorou a margem do negócio.

Esgotada em duas horas

O produto do ano foi a camisola «Presidente dos Presidentes»: uma edição limitada a 2.594 unidades, uma por cada título conquistado nos 42 anos de presidência de Jorge Nuno Pinto da Costa. Esgotou em duas horas. Cada peça tinha um chip NFC ligado a uma experiência digital individual, e o valor angariado reverteu para a Fundação FC Porto.

Pela primeira vez houve também um quarto equipamento de jogo, dedicado aos 15 anos da Liga Europa conquistada em Dublin, e a coleção «Campeão 31» saiu logo a seguir ao título.

Do Japão à Polónia

Em outubro de 2025, o clube assinou uma parceria de cinco anos com a New Era, cuja rede está presente em mais de 80 países. Ao longo da época saíram coleções pensadas para mercados específicos: «A Day in Tokyo», a recordar a Taça Intercontinental de 1987, «FC Porto x Polska», para o mercado polaco, e «All Around», inspirada na Argentina, Brasil, México, Colômbia e Espanha.

Nas lojas físicas, a FC Porto Store do NorteShopping foi totalmente remodelada em maio de 2026, e o clube testou formatos pop-up em períodos de maior procura. O FC Porto foi ainda o primeiro clube distinguido como «Anunciante do Ano» no Festival de Criatividade de Portugal.

Escolha o Super Portistas - A Voz dos Adeptos do FC Porto como fonte preferida no Google Escolher

Notícias semelhantes

Comentários · 0

A carregar comentários…

Ainda não há comentários

Sê o primeiro a comentar!