Com o dinheiro que o marketing vai faturar, o FC Porto pode minimizar o peso do guarda-redes na folha salarial e aproximá-lo da média do plantel. Pinto da Costa já explicara que Iker Casillas seria rentável…
O salário de Iker Casillas no FC Porto foi um dos assuntos sobre os quais mais se falou em julho, mês que trouxe o guarda-redes mais titulado do futebol atual para Portugal. Nunca se percebeu qual é o real ordenado do jogador e que percentagem pagam os dragões (falou-se de 2,5 milhões limpos), mas é certo que o «portero» vai sair muito mais barato do que se orçou. Como? Respondem as lojas do clube. Antes de o guarda-redes ser contratado, o departamento de marketing do FC Porto previa um aumento de 3% do merchandising associado a venda de camisolas. Depois, as vendas dispararam e é seguro um aumento superior a 10% no volume de negocio que na época passada rendeu cerca de quatro milhões de euros 51 SAD, valores apresentados no ultimo relatório e contas.
Há, claro, números que ninguém consegue controlar e que está relacionados com o desempenho desportivo da equipa. Ou seja, a venda de camisolas pode ainda tornar-se maior se os dragões conseguirem os objetivos desportivos a que se propõem, nomeadamente a reconquista do titulo. Além disso, se o verão é uma época de grande faturação, associada ao efeito novidade das novas camisolas, o período que envolve o Natal também costuma render bem.
A loucura em torno do guarda-redes foi tanta que o stock de camisolas já esgotou. O acordo que o FC Porto tinha com a «New Balance» para a entrega de materiais foi feito antes da contratação e com prazos próximos do que tem sido normal. Esta correria as lojas motivou um pedido do reforço de produtos, se bem que os adeptos nem estão muito preocupados e vão estampando o numero 12 em camisolas de jogadores de campo.
Um aumento de 10% em quatro milhões vale 400 mil euros. Mas o crescimento será maior
Nunca na historia do FC Porto a camisola do guarda-redes titular foi a mais procurada. Casillas ajuda a pagar o investimento em si próprio. E de que maneira!