Em sete anos de FC Porto, Maicon acumulou 191 jogos. A longevidade valeu-lhe a braçadeira de capitão
Maicon está no Brasil, mas já recebeu o cartão de cidadão português. O defesa-central concluiu finalmente o processo de naturalização que iniciou há cerca de um ano e passa a dispor de dupla nacionalidade, atributo que o deixa mais perto de uma transferência definitiva. Isto porque passa a ser uma hipótese viável, nos campeonatos europeus com limite de estrangeiros, ao passo que até aqui, por ser extracomunitário, dificilmente entraria, pelo menos a um preço que motivasse o FC Porto a aceitar a transferência.
A intenção da SAD é fazer um encaixe financeiro significativo com o jogador. O fair-play financeiro que a FIFA tornou obrigatório há alguns anos obriga a SAD a apresentar, no mínimo, um prejuízo não superior a 8,6 milhões de euros, embora a intenção da sociedade liderada por Pinto da Costa até seja apresentar um balanço positivo. Sem milhões da UEFA neste segundo semestre, embora um eventual apuramento direto para a próxima Liga dos Campeões possa oferecer um encaixe de Meuro12 , é obrigatório vender jogadores. Maicon é um dos ativos a transferir. Na época passada houve algumas possibilidades e propostas na ordem dos 10 milhões de euros, mas Lopetegui não abriu mão do capitão. O erro contra o Arouca e toda a confusão que se seguiu fechou-lhe as portas com Peseiro e torna difícil o regresso no verão. De qualquer forma, o FC Porto emprestou o jogador ao São Paulo apenas até 30 de junho, o que certifica desde logo que a intenção é recuperá-lo em pleno mercado para, se efetivamente não o reintegrar, o negociar.
Há vários mercados que agradam ao jogador, pois aliam um bom nível desportivo a um pressuposto salarial ao nível daquilo que Maicon aufere. E, alguns desses, só agora passam a ser possíveis. Em Inglaterra, por exemplo, Maicon não podia entrar porque, por ser não comunitário, teria de ser internacional pelo Brasil, o que não era o caso. Na Rússia só são permitidos seis estrangeiros em campo e na Ucrânia apenas mais um. Maicon deixa de ter problemas. E o FC Porto vê aumentar as possibilidades de um bom negócio.