Gabriel Mec é oficial no FC Porto: magia brasileira garantida no Dragão até 2031
Está fechado e é mesmo oficial: Gabriel Mec é reforço do FC Porto. Depois de dias de fumo branco e da chegada à Invicta para cumprir os habituais exames médicos, o clube azul e branco recorreu às redes sociais para carimbar a novidade com o trocadilho da praxe: «Ficou Mec». A SAD portista garantiu a contratação do jovem talento de 18 anos ao Grêmio, num investimento de 10 milhões de euros que assegura uma das pérolas mais cobiçadas do futebol sul-americano.
Criatividade e drible curto lapidados em Porto Alegre
Gabriel Ferreira de Carvalho, conhecido nos relvados simplesmente como Gabriel Mec, aterra no Dragão com o rótulo de talento diferenciador. Com apenas 18 anos, o jovem já esteve no radar de vários tubarões europeus e chega depois de somar minutos na equipa principal do emblema de Porto Alegre. Luís Castro, atual técnico do Grêmio e figura bem conhecida dos portistas, não poupou elogios às características do camisola: destacou a capacidade invulgar de rodar sobre qualquer flanco, a facilidade com que usa ambos os pés e uma imprevisibilidade desconcertante em espaços curtos.
Trata-se de um jogador com drible refinado, visão de jogo e um instinto apurado para o último terço do terreno. Não é um ponta-de-lança de área, mas sim um desequilibrador nato, capaz de quebrar blocos fechados e dar verticalidade à manobra ofensiva.
O encaixe no xadrez de Francesco Farioli
Se tens acompanhado o mercado portista, sabes que a saída de Rodrigo Mora para a AS Roma abriu uma vaga evidente de criatividade entre linhas no plantel. Gabriel Mec oferece a Francesco Farioli uma versatilidade preciosa: rende com a mesma naturalidade a partir de qualquer uma das alas ou solto nas costas do avançado centro.
Com contrato assinado até 2031, Mec representa um investimento estratégico e de longo prazo. A exigência física e o rigor defensivo preconizados por Farioli vão pedir uma fase de maturação natural, mas a matéria-prima é indiscutível. O Dragão ganha um vagabundo de ataque com perfume de craque pronto a fazer faísca.
𝐹𝑖𝑐𝑜𝑢 𝑀𝑒𝑐 .ᐟ 👌
Gabriel Mec é um de nós 💙
#BemVindoMec
— FC Porto (@FCPorto) 2 de Setembro, 2026 21:30
Redigido com apoio de IA · revisto pela redacção do Super Portistas
Em resposta a
Em resposta a
Em resposta a