O amuleto de Farioli: FC Porto só perde quando Froholdt não joga de início
Se ainda tinhas dúvidas sobre o peso real de Victor Froholdt na engrenagem do FC Porto, a folha de cálculo veio fechar a discussão. O médio dinamarquês de 20 anos tornou-se uma das figuras centrais no esquema de Francesco Farioli e a sua ausência do onze inicial é quase sinónimo de problemas para os dragões.
Sete derrotas, seis sem o nórdico de início
Desde o arranque da temporada 2025/26, o FC Porto disputou 60 partidas oficiais em todas as frentes e somou apenas sete derrotas. O dado verdadeiramente impressionante, avançado pelo jornal A Bola, salta à vista quando olhas para as fichas de jogo: em seis desses sete desaires, Froholdt não foi titular.
A única exceção a esta tendência deu-se em Inglaterra, no terreno do Nottingham Forest, a contar para a Liga Europa, em outubro de 2025. Nesse embate — que marcou o primeiro desaire dos azuis e brancos sob o comando do técnico italiano —, o dinamarquês alinhou desde o apito inicial e não conseguiu evitar a derrota por 2-0. De resto, sempre que o número 8 começou de início, o FC Porto pontuou ou venceu.
A bússola do meio-campo e o susto recente
Froholdt oferece ao meio-campo portista uma capacidade rara de ligar a recuperação agressiva à transição rápida. O camisola 8 morde os calcanhares na pressão, transporta com velocidade e equilibra a equipa nos momentos de aperto. Sem ele de início, o miolo azul e branco perde tração e a equipa tem sentido muitas dificuldades para manter o mesmo nível de segurança.
A importância estatística do dinamarquês ganha ainda mais relevo numa altura em que o boletim clínico pede cautela. Recorde-se que o jovem nórdico sofreu um aparatoso traumatismo craniano na vitória recente contra o Moreirense, após um choque que culminou na expulsão de Guilherme Liberato e o obrigou a sair de maca e a cumprir vigilância hospitalar. Embora já tenha vindo a público sossegar os adeptos quanto ao seu estado, Farioli sabe perfeitamente que, com o calendário apertado que se avizinha, ter o seu pêndulo a cem por cento no relvado faz toda a diferença.
Redigido com apoio de IA · revisto pela redacção do Super Portistas
Em resposta a
Em resposta a
Em resposta a