Maxi, entrevistado pelo Dragões, tem medo do fim da carreira e nem quer pensar nisso, mas garante que saberá perceber quando chegar esse dia
Elogios de Pinto da Costa aos mais velhos: “É uma responsabilidade linda. É um orgulho ter o presidente do FC Porto a falar dessa maneira de mim, com todos os jogadores que já passaram por aqui e todos os títulos importantes que conquistou. Só falar no meu nome já é um grande orgulho para mim. Os mais jovens também vão ter de lutar até à morte por um lugar e vamos precisar muito deles. Essa mistura de juventude e veterania é fundamental para fazer uma boa equipa.”
Veterania: “A minha virtude não é ser rápido ou habilidoso, mas sim correr e ser o mais competitivo possível em cada disputa de bola. Sinto-me sobretudo privilegiado por fazer o que gosto. A mim, ninguém precisa de me obrigar a vir treinar nem a jogar. Há pessoas que têm de se levantar às cinco da manhã para ir trabalhar e para ficar 12 horas a trabalhar. Isso sim, é difícil. Eu, graças a Deus, tenho esta oportunidade de viver do que gosto. Para mim não é um esforço, pelo contrário. O que tenho é medo do dia em que acabe. Sei que isto vai acabando e depois o que vai acontecer, o que irei fazer? Não há nada que dure toda a vida e neste momento estou num clube que luta por vitórias, por títulos… Sinto que tenho de correr mais do que os outros. Há miúdos de 20-21 anos que, claro, correm muito. Tens de fazer tudo para acompanhar, tens de estar ao mesmo nível. Se não, num dia perdes por um metro, no outro perdes por dois… Não te podes entregar”
Fim da carreira: “Até evito pensar nisso. Concentro-me para já no futebol e em jogar até conseguir. Quando chegar a hora, pensarei nisso. Para mim, vir treinar e estar com a equipa diariamente, estando bem fisicamente, já é uma vitória. Vou jogar até conseguir, até cair para o lado, mas também não me vou andar a arrastar. Se vir que estou a dar muita vantagem, que já não consigo, ou que começo a ter lesões, paro de jogar. Um jogador sabe quando tem de dizer basta.”
Fonte: Ojogo.pt