No Brasil tem-se discutido a possível implementação do Vídeo Árbitro (VAR) no campeonato local.
Numa publicação da ESPN FC Brasil, surge a dúvida se, de facto, o uso do mecanismo de auxílio à arbitragem será assim tão eficaz ao ponto de acabar com as polêmicas e garantir a justiça nas decisões dos árbitros.
O autor deste artigo inicia a sua publicação dizendo que “o VAR não corrige as falhas inerentes aos seres humanos responsáveis pelas decisões. Se os árbitros são ruins, o VAR também será ruim. O FC Porto que o diga.”
A partir desse momento, é feita uma comparação a diversos lances protagonizados na Liga Portuguesa e que, nem com o recurso ao VAR, foram alvo de boas decisões de arbitragem.
Após análise aos vários lances, a ESPN Brasil admite mesmo que o FC Porto é o maior prejudicado pelos erros e fragilidades demonstradas pelo VAR, reforçando a ideia com uma tabela da classificação atual do FC Porto, Sporting e Benfica, comparando-a com uma classificação sem erros, caso o sistema de videoárbitro tivesse agido de forma justa:
Classificação atual:
FC Porto 39
Sporting 39
Benfica 36
Classificação sem erros:
FC Porto 43
Sporting 36
Benfica 33
A concluir, o artigo refere mesmo que no caso da Liga Portuguesa, o VAR serviu “para expor ainda mais o baixo nível da arbitragem no país. No caso português, em indiscutível prejuízo para o Porto”.
Este artigo da ESPN FC Brasil pode ser lido no link abaixo:
http://espnfc.espn.com.br/porto/ pronuncia-do-norte/17505-se-o-var-fosse-a-solucao- para-todos-os-erros-o-porto-estaria-confortavelmente- isolado-na-lideranca