Fernando Gomes, administrador, garante uma SAD com “património fortemente positivo”.
Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto, apresentou esta segunda-feira a nova oferta pública de subscrição de obrigações, tendo também aproveitando a conferência de imprensa para explicar algumas questões, tendo exemplificado que o valor contabilístico é diferente do valor de mercado.
“O valor contabilístico de cada jogador é o valor de aquisição menos a amortização feita a cada ano na SAD. O valor de mercado é outra coisa. E mesmo assim relativa. O site Transfermarkt, por exemplo, faz uma avaliação. O Marega está neste site avaliado em 12 milhões. Por esse valor não sai de certeza absoluta. O do Soares é de 7 milhões, o do Felipe também é de 12 milhões de euros. Para perceberem que são coisas diferentes”, introduziu.
“O FC Porto está muito longe de ter uma situação real de capitais próprios negativos, mas contabilisticamente sim. No ano passado vendemos o André Silva por 38 milhões e o Rúben por 16. Soma: 54 milhões. Como são da nossa formação, não foram adquiridos, não foram amortizados, está zero no nosso balanço, mas no entanto realizamos 54 milhões. Apesar de pontualmente o FC Porto estar numa situação de capitais próprios negativos, não significa que o seu património não seja fortemente positivo. A SAD está sólida, soube honrar os seus compromissos, não falha nas suas obrigações”, disse ainda.