Em carta datada de 14 de Março, André Villas-Boas, ex-treinador do FC Porto, levantou diversas questões relativas às movimentações financeiras do clube. Entre as dúvidas apresentadas, uma diz respeito ao empréstimo de 14,5 milhões de euros obtido junto da Connect Capital em Abril de 2023, conforme indicado no mais recente relatório e contas do FC Porto.
Villas-Boas questionou ainda os moldes da antecipação de receitas televisivas, cujo valor ascendeu a 54,3 milhões divulagado pelo clube portuense em 9 de Fevereiro. Neste sentido, o ex-treinador deu também a entender que gostaria de obter mais informações acerca de possíveis operações de antecipação de receitas em fase de preparação ou a serem concluídas, questionando se a Quadrantis teria papel no processo. Quadrantis é uma empresa gerida por João Rafael Koehler, que já foi apontado como candidato a vice-Presidente de área financeira na lista de Pinto da Costa.
Outra questão abordada relaciona-se com a reavaliação do Estádio do Dragão. Este procedimento permitiu ao FC Porto reduzir os capitais negativos de 175,980 milhões de euros para cerca de 8,5 milhões em Dezembro de 2023, projetando capitais positivos para Junho.
Villas-Boas busca ainda esclarecimentos sobre a transferência de ativos para a Porto Comercial 2, onde o clube deteria 70% do capital social e a empresa norte-americana Legends teria participação de 30%.
Finalmente, questões relativas ao cumprimento dos requisitos determinados pelo novo regulamento do ‘fair play’ financeiro da UEFA por parte da SAD também foram levantadas pelo ex-treinador.
Villas-Boas solicitou uma resposta escrita da administração de Pinto da Costa no prazo de oito dias, sob pena de tomar acções diretamente junto à CMVM e à SAD do FC Porto.
Recorde-se que André Villas-Boas irá disputar a presidência do FC Porto com Pinto da Costa e o empresário Nuno Lobo nas eleições que ocorrerrão a 27 de Abril, no Estádio do Dragão, no Porto. Pinto da Costa, atualmente no seu 15º mandato consecutivo, é o dirigente com mais títulos e maior tempo de serviço dentro do futebol mundial.