A vitória por 5×1 diante do Portimonense em mais um jogo de pré-temporada deixou Sérgio Conceição satisfeito, mas o técnico admitiu que nem tudo foi perfeito. Embora com um leve sorriso no rosto, o treinador portista explicou que durante um período específico do jogo não ficou inteiramente convencido.
«Em relação ao resultado… obviamente que ouvi as declarações do Vítor [Oliveira] antes do jogo, que disse que quando se diz que o resultado nao é importante é uma treta. Eu acredito que sim, que seja uma treta. Quem tem o espírito ganhador quer ganhar tudo. Os jogos de treino são para ganhar também», indicou o técnico aos microfones do Porto Canal.
«De qualquer das maneiras nao é o mais importante, o mais importante é o que vi em vários minutos de jogo. Não na totalidade, porque sou perfecionista, gosto de roçar a perfeição naquilo que peço, na minha mensagem, nos meus princípios. E não gostei dos últimos 20 minutos da primeira parte, porque deixámos de fazer o que estávamos a fazer bem. Mesmo quando estamos em ataque continuado é preciso criar dúvida no adversario. É preciso que sejamos uma equipa com grande mobilidade, capaz de impor mudanças de ritmo», realçou.
«No início da segunda parte houve algumas mudanças, depois fizemos o que eu pedia, com alguma fadiga dos jogadores também. É dar continuidade ao trabalho, eles já perceberam que o sacrifício, a exigência, a ambição e a determinação são essenciais no nosso dia a dia. Penso que tenho um grupo fantástico. Por vezes com grande espírito de sacrifício, porque os treinos são diferentes, a mensagem é diferente. Tenho uma forma de estar e de ser e trabalhar diferente, eles estão a interiorizar isso da melhor maneira».
E estaria a equipa do FC Porto já preparada para dar início ao campeonato? «Dentro da nossa ideia de jogo, acho que sim. Dentro do que é o nível fisico da equipa e de em alguns momentos percebermos que somos uma equipa exposta, temos de melhorar um ou outro aspeto. Há algumas coisas a trabalhar, mas faz parte deste momento, desta preparação».
Sobre as declarações lisonjeiras de jogadores do plantel a seu respeito, Sérgio Conceição preferiu valorizar o trabalho dos jogadores.
«É muito bonito no início da época, os jogadores não vão dizer mal do treinador de certeza. Isso eu desvalorizo, o que valorizo é o trabalho deles, é o dia a dia e o ambiente que se está a criar em termos de espírito de grupo».
Para rematar, Sérgio Conceição indicou como está a correr o trabalho no Algarve: «Tem sido positivo, em relação a esta aceitação do que tem sido esta carga, este esforço. Não há nada a dizer. Posso dizer que tenho aqui 29 jogadores, todos com o mesmo espírito. Temos um bom grupo. Por isso eu dizia que os meus reforços são os jogadores que tenho aqui».