O FC Porto tem várias dezenas de jogadores emprestados, muitos em Portugal e outros em vários clubes pelo mundo fora. Muita qualidade e muito dinheiro espalhado por diversos clubes, alguns jovens talentos, outros mais experientes, mas muitos deles em grande destaque esta época. Vamos elaborar um Top dez tendo e conta o rendimento desta época e o seu potencial.
10.º – Ivo Rodrigues Paços de Ferreira
O talentoso extremo que na presente época está ao serviço do Paços de Ferreira, é já um indiscutível da equipa pacense, tendo já realizado nove jogos onde apontou um golo. É rápido, possui boa técnica, forte nos duelos individuais, boa capacidade de finalização. Um jovem de 21 anos muito talentoso que ira certamente fazer uma excelente época.
9.º – Josué – Galatasaray
O médio esquerdino que voltou ao futebol turco, desta vez para representar Galatasaray. Com 26 anos já mais experiente, penso que poderá ser uma das referências da equipa, voltar ao FC Porto penso ser difícil, mas pode ser vendido por um valor interessante para o clube portista.
8.º – Kelvin – Internacional
Um jogador amado no Dragão, o minuto 92 jamais será esquecido pelos adeptos portistas. O extremo esquerdino de 23 anos que na presente época está ao serviço dos brasileiros do São Paulo, tem realizado uma época muito consistente, talvez a sua melhor de sempre, tendo já realizado 42 jogos onde apontou três golos e fez quatro assistências. Pelas informações recolhidas o regresso já em Janeiro é um cenário em aberto.
7.º – Diego Reyes – Espanhol
O central Mexicano é já um indiscutível da equipa do Espanhol de Barcelona. Titular nos últimos quatro jogos tendo mesmo apontado o golo da vitória no último fim-de-semana. Um jogador que não foi propriamente barato, e que ate ao momento não se conseguiu impor no Dragão, talvez seja esta a ultima oportunidade para o FC Porto rentabilizar o investimento feito, com uma venda no final da época ao clube Espanhol. É de destacar que Diego Reyes já foi 38 vezes internacional pela sua seleção.
6.º – Bruno Martins Indi – Stoke
O central Holandês de 24 anos foi emprestado ao ingleses do Stoke City, titular indiscutível, onde já realizou oito jogos. Um campeonato muito competitivo e com muita visibilidade que pode voltar a colocar Martins Indi no mesmo patamar que levou os portistas a avançar para a sua aquisição. Voltar ao FC Porto não me parece provável, por isso, o mais certo será uma venda que pode chegar a valores muito interessantes, ate porque os clubes ingleses nadam em dinheiro.
5.º – Aboubakar – Besiktas
O Ponta de Lança Camaronês de 24 anos, tem sido destaque nos Turcos do Besiktas, principalmente pelos golos apontados em Nápoles que deram a vitória a equipa Turca. O regresso a Portugal não me parece muito provável, por isso é mais um caso para tentar recuperar o investimento, e acredito que não será muito difícil, a presença na liga milionária é fundamental.
4.º – Victor García – CD Nacional
O defesa Venezuelano que se encontra emprestado aos madeirenses do Nacional da Madeira, é um jovem com bastante potencial a quem prevejo um rápido regresso ao Dragão. Com 22 anos e a realizar uma brilhante época, onde é titular indiscutível, acredito que na próxima época vai fazer parte do plantel portista. Rápido, muito acutilante no processo ofensivo, é um defesa lateral típico de equipa grande, tem apenas de melhorar alguma movimentações no processo defensivo. A lateral direita dos azuis e brancos tem o futuro garantido.
3.º – Rafa Soares – Rio Ave FC
O jovem esquerdino é na minha opinião um dos maiores talentos do Futebol Português, estando nesta época ao serviço do Rio Ave, o defesa lateral é um titular indiscutível, com 21 anos acredito que será outro caso de regresso rápido ao Dragão, forte fisicamente, grande capacidade de cruzamento, forte na marcação de bolas paradas. Alex Telles que se cuide que na próxima época poderá ter um grande concorrente ao lugar.
2.º – Marega – Vit. Guimarães
O melhor marcador da liga Portuguesa tem realizado uma época absolutamente brilhante, com 10 golos em oito jogos, o avançado Maliano de 25 anos tem sido o melhor jogador do V.Guimarães ajudando e de que maneira a equipa minhota a realizar uma boa época. Pelas informações que recolhi o regresso ao FC Porto depende apenas da vontade destes, visto que existe essa cláusula no contrato de cedência realizado. Na minha opinião esse cenário não seria bom para as três partes, penso que realizar a época na sua totalidade no V. Guimarães seria o mais interessante para todas as partes, podendo depois na próxima época voltar ou então ser vendido por um valor elevado (existem clubes Ingleses e Franceses interessados). Acredito que ficando no clube minhoto pode ser o melhor marcador da liga Portuguesa.
1.º – Ricardo Pereira – NICE
O extremo que foi adaptado a defesa lateral tem sido um dos grandes destaques da liga Francesa, sendo mesmo considerado o melhor defesa lateral. Ao serviço do Nice que comanda surpreendentemente o campeonato, o defesa Português já apontou um golo e fez três assistências. Pelas declarações efetuadas pelo internacional português não esta interessado num regresso ao Dragão, pelo que a venda ao Nice ou a outro clube (interessados não faltam) parece ser o cenário provável. Penso que já merecia uma chamada pelo selecionador Fernando Santos.
Trabalho de Luís Coelho através do site bolanarede