Farioli blinda William Gomes e compara Smalling a Thiago Silva: «Profissionais de topo»
Na antevisão à visita ao Marítimo, Francesco Farioli abordou as contas da SAD com humor, elogiou a renovação de William Gomes e destacou a chegada de Chris Smalling.
Se achavas que o relatório financeiro ia fazer tremer o balneário ou abrir a porta a saldos, Francesco Farioli tratou de arrumar o assunto com categoria. Na antevisão à deslocação aos Barreiros para defrontar o Marítimo, referente à 8.ª jornada da Liga, o treinador italiano abordou o exercício financeiro da SAD, fechou a porta à saída de William Gomes e ainda explicou a importância da contratação de Chris Smalling para a solidez da defesa azul e branca.
«Sou licenciado em Filosofia, a Matemática não era o meu forte»
«Tenho a minha licenciatura em Filosofia porque na Matemática, infelizmente, não era lá muito bom», brincou Farioli a sorrir, desmontando qualquer alarme em redor das contas e respaldando o trabalho liderado por André Villas-Boas: «As explicações do clube e o que saiu da reunião foram muito claras. O FC Porto está definitivamente num sítio bem melhor do que quando o presidente e a administração assumiram a gestão.» O timoneiro frisou ainda que o forte investimento no plantel tem vindo a criar um retorno desportivo e patrimonial evidente no Olival.
A maturidade de William e a fasquia dos 100 milhões
O símbolo maior desse crescimento é William Gomes, agora seguro até 2031 e blindado por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Farioli destacou a evolução do camisola 7: «Manteve a qualidade, mas tornou-se muito mais maduro, na forma de competir, na alimentação e na exigência diária consigo próprio.» O recado para eventuais interessados foi direto ao osso: se alguém quiser levar o extremo, terá de pagar até ao último cêntimo.
Smalling e o paralelismo com Thiago Silva
Questionado sobre o reforço do setor defensivo, Farioli detalhou a contratação de Chris Smalling, originada pela necessidade de proteger a equipa durante a paragem de Nehuén Pérez. O técnico não poupou elogios aos índices físicos do inglês, traçando uma comparação imediata com o impacto que Thiago Silva teve no Dragão na época transata.
«Ele chegou em excelente forma, porque depois de um só treino já foi capaz de jogar 60 minutos no Deportivo. Isso diz muito sobre o nível de profissionalismo dele, um pouco como aconteceu na época passada com o Thiago Silva, que chegou e jogou 90 minutos num clássico passado poucos dias», sublinhou o mister. «São jogadores com características muito diferentes, mas ambos profissionais de topo. O Chris é dominador no jogo aéreo, forte nos duelos e acredito mesmo que vai ter um papel importante nesta época.»
Mais deste momento
-
🐉 FARIOLI COMPARA SMALLING A THIAGO SILVA: «DOIS PROFISSIONAIS DE TOPO»
Redigido com apoio de IA · revisto pela redacção do Super Portistas

Em resposta a
Em resposta a
Em resposta a