O treinador do Moreirense, Manuel Machado, considerou que “não é o arranque menos bom” do Benfica que “desmente a grande clivagem que existe num futebol português” que “tem de ser repensado”.
O treinador dos Cónegos – que falava na conferência de imprensa de antevisão do jogo Moreirense-Sporting agendado para sábado às 18h15 a contar para a sétima jornada da I Liga – defendeu “alterações de fundo” no futebol português.
“Não é por acaso que duas equipas (FC Porto e Sporting) têm já 18 pontos. Não perderam para ninguém. O Benfica cedeu em dois momentos pontos para clubes de outros campeonatos, mas o FC Porto e o Sporting sublinham o grande diferencial”, disse Manuel Machado.
O técnico acrescentou que “se calhar este ano o Benfica, à semelhança de épocas anteriores em que o FC Porto ou o Sporting estiveram menos competitivos, parece que tem tido um arranque menos bom”, mas que “isso não desmente a grande clivagem que existe”.
Manuel Machado, que já antes tinha tido um discurso semelhante quando à terceira jornada visitou e perdeu no Dragão por 3-0, considera que os direitos televisivos e os meios financeiros têm de ter uma distribuição “mais equitativa” e “como complemento”, falou na possível “alteração do quadro competitivo, criando play-offs ou alguma coisa que ajude a nivelar o campeonato”.
“E, depois, vem um Besiktas, que nem é sequer um clube de ponta, e sobrepõe-se a um expoente nacional (referindo-se à derrota do FC Porto por 3-1 a contar para a primeira jornada do grupo G da Liga dos Campeões). E vem um CSKA (de Moscovo) e consegue ultrapassar o Benfica (2-1). Alguém escreveu um artigo muito engraçado, que era ‘Gigantes em Lilliput’. É isso que interessa que isto seja? Ok, está tudo bem”, finalizou Manuel Machado.