Noticias

Só um jogador faz melhor do que Aboubakar no futebol europeu

Depois de Aubameyang ter marcado um golo no sábado, Aboubakar respondeu no domingo com um hat trick, naquele que é o melhor registo do camaronês desde que é profissional

Aboubakar está a realizar uma época a todos os níveis notável e, na última jornada, em Setúbal, chegou aos 20 golos em todas as competições. Um recorde na carreira do avançado do FC Porto, superando os 19 golos que marcou na temporada passada com a camisola do Besiktas. Mas com uma particularidade: os tiros certeiros pelas “águias negras” foram conseguidos em 38 jogos. Ora, neste momento, o ponta de lança camaronês chegou aos 20 golos em 22 jogos em todas as provas, tendo muito tempo pela frente para registar números impressionantes. Para já, marca 0,91 golos por jogo.

Num ano de sonho, depois de ter marcado o golo que deu a vitória aos Camarões na final da Taça de África das Nações, Aboubakar chegou aos 20 golos em todas as competições e igualou Aubameyang na lista de goleadores africanos nas principais ligas europeias. O atacante do FC Porto respondeu com um hat trick ao golo solitário marcado pelo avançado do Borússia Dortmund na derrota, em casa, com o Werder Bremen. Além de ter igualado o mais categorizado jogador do Gabão, Aboubakar ultrapassou ainda outra grande figura do futebol africano, mais concretamente Salah, jogador do Liverpool, adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O avançado egípcio dos reds só marcou um golo na receção ao Everton e ocupa o último lugar no pódio dos goleadores africanos que atuam nas principais liga europeias.

A subida de Aboubakar ao pódio deve-se a uma semana em que esteve imparável. O hat trick na última jornada surgiu depois dos dois golos que marcou a meio da semana, na receção ao Mónaco.

E se Aboubakar está no topo dos goleadores africanos que alinham nas principais ligas europeias, um outro avançado do FC Porto também está no top 5: Marega chegou aos dez golos em 19 jogos, tendo à sua frente o congolês Bakambu, avançado dos espanhóis do Villarreal. Curiosamente, o top 20 deste ranking fecha com outro jogador do FC Porto: Brahimi. O internacional argelino já marcou seis golos em todas as provas, coroando um início de época muito positivo e que contrasta com aquilo que aconteceu no arranque da temporada passada.

GOLEADORES AFRICANOS NA EUROPA

Nome/Pais – Clube – Jogos – Golos

Aubameyang (Gabão) Dortmund 21 20

Aboubakar (Camarões) FC Porto 22 20

Salah (Egipto) Liverpool 24 19

Bakambu (Congo) Villarreal 20 16

Marega (Mali) FC Porto 19 10

Labyad (Marrocos) Utrecht 20 10

Adebayor (Togo) Basaksehir 19 9

Onyekuru (Nigéria) Anderlecht 25 9

Bndé (Burquina Faso) Mechelen 14 8

Arouna Koné (Costa do Marfim) Sivasspor 15 8

Fonte: Ojogo.pt


Adiciona um comentário