Noticias

Texto de um adepto do FC Porto sobre Fábio Coentrão

Não consigo perceber o reboliço que vai em torno da questão Fábio Coentrão.

Não sei até que ponto estou certo mas a visão que tenho é uma diferente da maioria. 

O Sporting e o Rio-Ave jogam no mesmo campeonato que o Porto, logo se foi mais valia neles será também mais valia para nós, que ninguém duvida da qualidade de FC parece-me óbvio, Alex Telles por exemplo nunca terá a carreira que este teve nem atingir o nível exibicional que Fabio atingiu outrora. É defesa esquerdo e não raras vezes jogou no meio campo, aqui mais uma vez zonas onde estamos necessitados de experiência e qualidade, Alex Telles nao pode voltar a fazer cerca de 60 jogos por ano.

O Fabio ataca bem, muito bem aliás e é comprometido a defender. No momento sem bola, a grande mais-valia do Porto de Sergio Conceição é fortissimo (daí tantos dizerem que é “sarrafeiro”) Além do mais recupera bem na velocidade, não basta ser rápido como Manafá para acompanhar os extremos, é preciso saber faze-lo. Foi mais-valia no 5LB, nos Lagartos, na Seleção, na chegada a Madrid e no Rio-Ave, mostrou capacidade de adaptação e de ser profissional e comprometido em todos os projectos enquanto tinha a camisola vestida.

Acho que quando se veste uma camisola seja em que âmbito for pode-se ser profissional. As pessoas é que vêm o futebol como algo mais do que um trabalho quando para os jogadores é isso mesmo. Acabaram ou são cada vez mais raros os Totti’s, João Pinto’s e Del Piero’s… Temos que perceber isso rapidamente

O próprio Porto já não é um clube liderado por valores de região e outras a que se costumava associar. Hoje é uma marca global de um clube de futebol. A paixão é nossa, dos adeptos que gastam o dinheiro para ir ver um jogo a Chaves as 21h de uma segunda feira em Janeiro, ou que não falam com ninguém quando empatamos com o Tondela.

Um plantel não é so feito de Fabio’s Silvas e Baró’s. Também tem Pepe. Pepe devia sair porque tem 35 ou 36 anos? So porque não vai valorizar e não é jovem?! Se se fala tanto em comportamentos indignos do futebol, Pepe devia ter sido irradiado (aquando do celebre jogo em Espanha) e não é por aí que queremos todos que dispa a nossa camisola.

A única coisa ridícula (a meu ver) no meio disto tudo é haver um grupo de adeptos organizados como o Coletivo 95 que acabou de fazer um comunicado a tentar vetar uma contratação so porque festejou golos veementemente contra o Porto! A sério? Deixaremos de contratar alguém que nos marque.

Enquanto isto continuamos a bater palmas a capitães como Herrera que deixam o clube a custo zero sem quererem renovar. Isso sim é grave, que quem passe cá com o nosso manto depois o ignore.
Raça e brio na camisola que se veste foi o que faltou a muitos que passaram cá, que nunca cuspiram nem insultaram adeptos mas também nunca foram capazes de meter alguém em sentido quando tem o nosso emblema no peito.
Jesualdo sofreu do mesmo com o rótulo Benfica, então e Liédson sempre pegado com Jorge Costa e muitos outros, Mourinho todos sabemos qual o clube dele. O nosso clube é feito desta fibra de feios, porcos e maus que fazem tudo pra vencer! E Fábio é um desses, é só esperar para ver.

So porque era um símbolo dos rivais? Moutinho alguém se lembra?! Porque insultou o Marega? isso é nos 90 minutos. Lá fora dão se todos bem. Desengane-se quem acha que ainda há Gatuso’s e Rodolfo’s.

Um abraço e vamos recuperar o que é nosso.

Texto de um adepto do FC Porto

Adiciona um comentário