Defesa do Famalicão vai ser reforço dos portistas. Faltam acertar apenas alguns detalhes entre as três partes. Brasileiro de 21 anos é esquerdino, tem o perfil que Conceição desejava, e é visto como um jogador com enorme potencial de valorização. SAD investirá cerca de 12 milhões de euros por 80% do passe.
Otávio, central do Famalicão, vai ser jogador do FC Porto, sabe O JOGO. O brasileiro é o eleito para fechar a defesa de Sérgio Conceição e, tal como adiantámos na edição de ontem, os clubes reataram as conversas, havendo já um princípio de entendimento entre as partes. Falta apenas acertar alguns detalhes que não colocam em causa o desfecho. O esquerdino do Famalicão vai dar o salto, apenas um ano depois de ter chegado ao Minho.
De acordo com as últimas informações, o acordo será fechado por 12 milhões de euros, por 80 % do passe do defesa central que terá à sua espera no Dragão um contrato de longa duração. Refira-se que o Flamengo detém 30 por cento dos direitos económicos de Otávio Ataíde pelo que está na expectativa de receber 3,6 milhões de euros. Quanto ao jogador, a vontade de representar o FC Porto é um trunfo.
O mercado fecha amanhã à noite e a convicção dos portistas é que até lá tudo estará acertado. O Famalicão, que adquiriu o jogador por 500 mil euros, estará a exigir o pagamento a pronto dos 12 milhões de euros. A SAD portista deverá conseguir desbloquear a verba através de um financiamento externo para que Conceição receba o jogador que identificou para o eixo defensivo.
Desde que Marcano se lesionou com gravidade que o treinador dos azuis e brancos transmitiu a Pinto da Costa a necessidade de equilibrar o plantel com mais uma opção para o centro da defesa, onde Pepe, Fábio Cardoso e Zé Pedro são os jogadores disponíveis, depois de David Carmo ter sido relegado à equipa B e, posteriormente, cedido ao Olympiacos.
Mal abriu o mercado de inverno que os responsáveis portistas estão ativos na procura de uma solução. Gabriel Pereira, do Gil Vicente, foi o primeiro nome que mereceu contactos exploratórios, mas o assunto não conheceu desenvolvimentos. Depois, foram associados Lilian Brassier, do Brest, e Soyuncu,turco do Atlético de Madrid que ontem mesmo assinou pelo Fenerbahçe. Yerry Mina, da Fiorentina, e Kostas Manolas (livre depois de rescindir com o Al Sharjah) também foram considerados, mas entre os nomes falados, Sérgio Conceição prefere o perfil de jovem Otávio, desde logo por ser esquerdino como Marcano, mas também alto (1,87 m) e rápido. Além disso, é o mais novo (21 anos) de todos e, como tal, tem maior margem de progressão e potencial de venda no futuro, sendo essa uma preocupação permanente nos investimentos da SAD dos dragões.
Otávio começou a formação no Internacional de Porto Alegre, de onde se transferiu para o gigante Flamengo, ainda com idade de juvenil. Em 2022 passou pelo Sampaio Corrêa, por empréstimo, voltando depois ao emblema carioca, para os sub-20. No dia 31 de janeiro de 2023 era anunciado como reforço do Famalicão. Começou nos sub-23, mas rapidamente assumiu um lugar de destaque na equipa principal, o que motivou o interesse de vários emblemas, numa corrida que o FC Porto se prepara para vencer.
Fonte: ojogo.pt