Noticias

Vídeo – FC Porto vai passar a jogador com 2 Maregas na frente de Ataque

“Vai ser uma solução importante para nós, jogando o FC Porto da forma que joga, com dois avançados” foi assim que Sérgio Conceição nos confirmou Fernando Andrade, o nosso novo avançado e eu não podia concordar mais.

Passo então a apresentar o brasileiro que é o jogador que mais se identifica com aquilo que é o futebol do treinador. Diferente de Waris, Paulinho, Paciência, Adrian Lopez e até de Marius, o brasileiro é uma cópia de Marega.

Joga solto no ataque, preferencialmente pela direita mas com melhores resultados bem no meio encostado a um colega também ele móvel como o fez com sucesso nos Açores primeiro com Thiago Santana e depois com Zé Manuel.

O físico é semelhante ao nosso goleador maliano, ambos com 1.83cm e uma diferença de dois kilos segundo o zerozero.pt . A carreira é igualmente duvidosa, Marega andou pelas distritais francesas e ligas inferiores, foi a Tunísia e chegou a Portugal pelo Marítimo, já Fernando andou pelo Brasil, viajou até ao Japão e encontrou conforto nas divisões secundárias portuguesas tendo explodido nos Açores ajudando o Santa a subir à Primeira Liga com 15 golos.

O avançado que faz das suas maiores armas a explosão, a velocidade e a forma inteligente como percebe as suas forças e fraquezas (assim como Marega raramente complica). Tendo espaço arranca sempre e faz uso da sua força para pressionar o mais próximo possível da baliza adversária. Procura os ressaltos na área e quando pressionado e sem espaço para aproveitar os metros do campo joga simples, solta a bola ou procura o cruzamento imediato.

Inferior ao maliano no jogo aéreo mas com maior capacidade técnica para servir os colegas Fernando é igualmente forte nas desmarcações (se der para receber no pé recebe e roda, se der para receber nas costas da defesa melhor!)

A receber bolas orientado para a frente, a arranjar espaço para os colegas ou em condução nas transições Fernando será sem dúvida um acréscimo ao futebol que Conceição gosta de aplicar. Com a lesão de Aboubakar e Otávio e com Corona a descer para lateral umas quantas vezes a solução tem sido Hernani e em tantas frentes é necessário dar descanso a Marega e Soares já que Adrian e André Pereira não são nem de perto nem de longe verticais e voláteis como o ex-Santa Clara que será uma dor de cabeça e permitirá ao Porto mexer na equipa e continuar a deixar defesas em sentido tanto quando têm a bola como sem ela pois estarão sempre mais próximos de serem pressionados por um autêntico tanque.

O melhor mesmo é ver o vídeo e perceber o quão semelhantes são com e sem bola Fernando e Marega. Sérgio estará contente por finalmente ter um jogador à Sérgio e o nós agradecemos.


Adiciona um comentário